Educação ambiental e as perspectivas críticas: meio ambiente como possiblidade emancipatória-inclusiva frente das habilidades socioemocionais

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso, São Bento
  • Andressa Wanderley de França Faculdade Sucesso, São Bento
  • Flávio Franklin Ferreira de Almeida Faculdade Católica da Paraíba, Patos

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Inclusão, Meio Ambiente, Socioemocional

Resumo

A educação ambiental permite a lapidação do sujeito a partir de seus sentidos emancipatórios e autônomos, permitindo, por via de processos políticos-coletivos, as mudanças interativas mediante das contextualizações socioambientais, manejando com as exigências de consumo na atualidade. Pensando nisso, o presente estudo discorre sobre a importância da educação ambiental crítica perante da utilização de intervenções e execuções emancipatórias-inclusivas, levando em consideração como tais propostas podem influir no desenvolvimento de competências e habilidades de matriz socioemocional. Para isso, valeu-se da metodologia de revisão narrativa como forma de organizar, lapidar e exprimir os conteúdos e proposições levantadas dentro da estruturação científica, partindo de diferentes vieses teórico-práticos, utilizando-se de artigos científicos, capítulos de livro e outras produções acadêmicas encontradas nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo, PePSIC e outros acervos especializados. Sendo assim, considerando a significância fundamental da educação ambiental em suas naturezas críticas, inclusivas e propriamente sustentáveis, seguem os demais tópicos atreladas as objetivações aqui colocadas, tendo como plano de fundo as edificações críticas, afetivas e individuais-coletivas perante das possibilidades executórias dos sentidos educacionais-ambientais na contemporaneidade.

Referências

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Castelhano, M. V. C., França, A. W. de, & Almeida, F. F. F. de. (2023). Educação ambiental e as perspectivas críticas: meio ambiente como possiblidade emancipatória-inclusiva frente das habilidades socioemocionais. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(3), 1603–1612. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/9972

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