Um recorte histórico-cultural sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na contemporâneidade

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano
  • Flávio Franklin Ferreira de Almeida
  • Thyago Araújo Gurjão
  • Adriano Cipriano de Sousa Junior
  • Deivid Gomes Lira Lira
  • Geovergue Rodrigues Medeiros
  • Daniel Santiago Pereira

Palavras-chave:

TDAH, Sociedade, Família, Escola, Contemporaneidade

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) representa uma das principais condições do neurodesenvolvimento observadas nos estudos científicos contemporâneos, influindo sobre os variados aspectos comportamentais, sociais e psicológicos dos sujeitos em suas constituições subjetivas e vivenciais. Desse modo, mesmo que o TDAH abarque diferentes contingências biológicas, neurológicas e executivas, observa-se que as suas tendências englobam caracterizações interpessoais, a exemplo dos campos d a aprendizagem e das habilidades sociais, esboçando o valor sociocultural arraigado nas concepções diagnósticas e societárias. Nessa perspectiva, alguns autores propõem que, para além das nomenclaturas técnicas nos sentidos conceituais e categóricos, as primazias civilizatórias, escolares e familiares trazem significações idiossincráticas diante da compreensão e manejo dos sujeitos com TDAH. Pensando nisso, o trabalho em questão discute sobre como o TDAH está inserido nas diferentes dimensões sociais frente dos meios contemporâneos, investigando com a linguagem científica-diagnóstica influencia, ao mesmo tempo que é influenciada, pelos ditames históricos-culturais. Para tanto, valeu da metodologia de revisão narrativa para planejar e organizar as argumentações utilizadas no arcabouço teórico-prático para o desenvolvimento do presente, tendo as plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC como principais fontes de pesquisa. Através dos levantamentos realizados, conclui-se que as caracterizações gerais do TDAH influem, ao mesmo tempo que também são influenciadas, pela dinâmica triárquica sociedade-família-escola, demonstrando os sentidos valorativos e formativos desses elementos para o manejo e integração do sujeitos em uma perspectiva inclusiva. Para estudos futuros, recomenda-se pesquisas quantitativas e qualitativas relacionadas a inserção de pessoas com TDAH na sociedade contemporânea.

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Publicado

2023-06-12

Como Citar

Castelhano, M. V. C., Almeida, F. F. F. de, Gurjão, T. A., Sousa Junior, A. C. de, Lira, D. G. L., Medeiros, G. R., & Pereira, D. S. (2023). Um recorte histórico-cultural sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na contemporâneidade. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(1), 701–709. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/9692

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