As intervenções psicoeducativas em saúde mental na escola: um diálogo entre a psicanálise e a psicologia da saúde

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso (FACSU)
  • Flávio Franklin Ferreira de Almeida
  • Mayara Millena Moreira Formiga
  • Mateus da Silva Fernandes

Resumo

As intervenções psicoeducativas representam um conjunto de estratégias significativas para possíveis mediações positivas e interacionais diante das contingências educacionais, modelando as práticas dos educadores em vista de possíveis iniciativas voltadas a promoção de qualidade vida, assim como formativa de acolhimento estratégico perante de riscos psicossociais vigentes ou latentes. Partindo desse pressuposto, o estudo em questão objetiva possíveis visualizações sobre a saúde mental na escola a partir das interações teórico-práticas entre os enfoques psicanalíticos e as fundamentações abarcadas pela Psicologia da Saúde, (re)pensando sobre as intervenções psicoeducativas como potência mediadora das proposições executórias na educação contemporânea em suas variadas consolidações. No âmbito de pesquisa, utilizou-se da metodologia de revisão narrativa para consolidar, agrupar e fundamentar as argumentações e informações mencionadas ao longo do trabalho, tendo como base as plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC. Considerando as afirmativas consolidadas ao longo do texto, finaliza-se com a noção de que as intervenções psicoeducativas são fundamentais para as mediações interativas no âmbito da saúde mental da escola, demostrando que a díade dialógica entre a Psicologia da Saúde e a Psicanálise conservam representações conceituais-executórias importantes frente dos processos subjetivos, das dinâmicas institucionais e das caracterizações da sociedade em seu ponto de vista civilizatório.

Referências

BRESSAN, R. A.; KIELING, C.; ESTANISLAU, G. M.; MARI, J. Promoção de saúde mental e prevenção de transtornos mentais no contexto escolar. In: ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (Orgs). Saúde mental na escola. Porto Alegre: ARTMED, 2014. P. 37-48.

CASTELHANO, M. V. C.; BENEVIDES, D. S. ; LUCENA, H. H. ; SANTOS, G. C. . A psicanálise e a saúde mental: um diálogo possível. In: Roger Goulart Mello; Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). Saúde, atividade física, nutrição e bem-estar: teorias e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2020, v. 3, p. 119-125.

CASTELHANO, M. V. C.; FILGUEIRAS, K. A. F. ; SANTOS, A. B. ; LEANDRO, G. A. S. ; SILVA, M. K. C. E. ; SILVA, W. S. ; GONCALO, T. M. D. ; GUIMARAES, T. T. S. ; SILVA, M. A. F. . EDUCAÇÃO, COMUNIDADE E SAÚDE MENTAL: MEDIDAS FORMATIVAS NO ÂMBITO METODOLÓGICO. In: Marcos Vitor Costa Castelhano; Patrício Borges Maracajá; Flávio Franklin Ferreira de Almeida; Délis Sousa Benevides. (Org.). OS PROCESSOS EDUCATIVOS E AS CONTEXTUALIZAÇÕES ATUAIS: ESTUDOS SELECIONADOS. 1ed.Belém-PA: RFB Editora, 2023, v. 1, p. 11-20.

CASTELHANO, M. V. C.; GONCALO, T. M. D. ; PEREIRA, J. E. G. ; CAVALCANTI, R. J. M. ; ARAUJO, R. F. ; LINHARES, T. S. ; OLIVEIRA, F. C. A. ; SANTOS, M. F. D. . A SAÚDE MENTAL E OS ENFOQUES PSICANALÍTICOS NO MEIO PEDAGÓGICO: UMA DIALÓGICA CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO. In: Marcos Vitor Costa Castelhano; Deyvid Israel da Silva Alves; Reijane Pereira da Silva; Maria Aparecida de Freitas Furtado; José Alberto André Guimarães; Danielly Mabel Formiga Leite de Almeida; Aíres de Melo Silva; Kalenia Lígia Bezerra Jácome; Simone Far. (Org.). A EDUCAÇÃO DIANTE DAS ENTRELINHAS DA CONTEMPORANEIDADE: ESTUDOS SELECIONADOS. 1ed.Belém-PA: RFB Editora, 2022, v. 1, p. 57-74.

CASTRO, Nelimar Ribeiro de. Afetividade e dificuldades de aprendizagem: uma abordagem psicoeducacional. 2007.

COELHO, Martins; VERDE, Lénea. COMPETÊNCIA EMOCIONAL EM PROFESSORES-CONTRIBUTOS DA PSICOEDUCAÇÃO. Portuguese Journal of Mental Health Nursing/Revista Portuguesa de Enfermagem de Saude Mental, n. 8, 2012.

FACCI, Marilda Gonçalves; EIDT, Nádia Mara; TULESKI, Silvana Calvo. Contribuições da teoria histórico-cultural para o processo de avaliação psicoeducacional. Psicologia USP, v. 17, p. 99-124, 2006.

JOHANN, J. R.; JOHANN, R. L. V. O. Educação e Saúde. In: REZENDE, Manuel Morgado et al. Psicologia da saúde na escola: lições e desafios. Vetor Editora, 2018.

KUPFER, Maria Cristina Machado. O sujeito na psicanálise e na educação: bases para a educação terapêutica. Educação & Realidade, v. 35, n. 1, 2010.

KUTCHER, S.; WEI, Y.; ESTANISLAU, G. Educação em saúde mental. . A. Saúde mental na escola. In: ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (Orgs). Saúde mental na escola. Porto Alegre: ARTMED, 2014. v.1. p. 63-70.

LAJONQUIÈRE, Leandro. Dos" erros" e em especial daquele de renunciar à educação: Notas sobre psicanálise e educação. Estilos da clínica, v. 2, n. 2, p. 27-43, 1997.

PEDROZA, Regina Lucia Sucupira. Psicanálise e Educação: análise das práticas pedagógicas e formação do professor. Psicologia da Educação, n. 30, 2010.

RIBEIRO, Márden de Pádua. Contribuição da psicanálise para a educação: a transferência na relação professor/aluno. Psicol. educ., São Paulo , n. 39, p. 23-30, dez. 2014 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752014000200003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 22 jun. 2023.

TEIXEIRA, José A. Carvalho. Psicologia da saúde. Análise psicológica, p. 441-448, 2004.

VIEIRA, M. A.; ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A.; BORDIN, I. A. Saúde mental na escola. In: ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (Orgs). Saúde mental na escola. Porto Alegre: ARTMED, 2014. v.1. 13-24.

YUNES, Maria Angela Mattar; FERNANDES, Grazielli; WESCHENFELDER, Gelson Vanderlei. Intervenções psicoeducacionais positivas para promoção de resiliência: o profissional da educação como tutor de desenvolvimento. Educação, v. 41, n. 1, p. 83-92, 2018.

Downloads

Publicado

2023-07-10 — Atualizado em 2023-07-27

Versões

Como Citar

Costa Castelhano, M. V., Almeida, F. F. F. de, Formiga, M. M. M., & Fernandes , M. da S. (2023). As intervenções psicoeducativas em saúde mental na escola: um diálogo entre a psicanálise e a psicologia da saúde . Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(2), 862–872. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/9838 (Original work published 10º de julho de 2023)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>