A democratização de saberes e práticas sustentáveis na contemporaneidade: uma proposição transversal

Autores

  • Sancha Luiza Queiroga de Sousa Dantas Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba
  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso, São Bento,Paraíba
  • Aline Carla de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande-Pombal-PB
  • Patrício Borges Maracajá Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba
  • Wan Walles Pereira Nunes Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba
  • Paula Viviany Jales Dantas Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba
  • Helder de Lima Freitas Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11243

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Meio Ambiente, Transversalidade , Contemporaneidade

Resumo

As proposições voltadas as práticas e saberes diante das dialógicas do meio ambiente representa uma das abordagens metodológicas e teórico-práticas centrais na contemporaneidade, sobretudo quando mencionado as atividades educativas-formativas, possibilitando o desenvolvimento de um conjunto de habilidades sociointerativas e cooperativas. Desse modo, as interlocuções entre a educação ambiental e as diretrizes inclusivas fomentam as ações coletivas perante das contingências societárias-civilizatórias, influindo positivamente nos processos de formação do sujeito através do pensamento crítico e das condições emancipatórias, coadunando os carácteres subjetivos e as disposições da cidadania. Para esse estudo, discorre-se como a democratização de conhecimentos e execuções associadas ao meio ambiente estão sendo trabalhadas na contemporaneidade, abarcando as óticas dialógicas e as concepções transversais como forma de interpretativa das informações levantadas, valendo-se do viés críticos: Nos âmbitos metodológicos, a revisão narrativa direcionou as observações e organizações tópicas do trabalho em questão, edificando caminhos e diálogos por meio de artigos científicos, capítulos de livro e outras produções acadêmicas encontradas nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo, PePSIC e Web of Science. Seguindo as lógicas expressadas, esboça-se que a democratização de conhecimentos e intervenções voltadas as temáticas ambientais, mesmo que ainda emergentes em muitos contextos no panorama nacional, vem ganhando cada vez mais espaço nas elaborações individuais-coletivas na contemporaneidade, promovendo o desenvolvimento de habilidades colaborativas e interpessoais, assim como o fomento a cidadania.

Biografia do Autor

Aline Carla de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande-Pombal-PB

Licenciada em Biologia, mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande-PB-campus Pombal e Doutora em Engenharia de Processos-PPGEP/UFCG.

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Publicado

2025-03-04

Como Citar

Dantas, S. L. Q. de S., Castelhano, M. V. C., Medeiros, A. C. de, Maracajá, P. B., Nunes, W. W. P., Dantas, P. V. J., & Freitas, H. de L. (2025). A democratização de saberes e práticas sustentáveis na contemporaneidade: uma proposição transversal. Revista Brasileira De Filosofia E História, 14(1), 273–. https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11243

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