A democratização de saberes e práticas sustentáveis na contemporaneidade: uma proposição transversal
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11243Palavras-chave:
Educação Ambiental, Meio Ambiente, Transversalidade , ContemporaneidadeResumo
As proposições voltadas as práticas e saberes diante das dialógicas do meio ambiente representa uma das abordagens metodológicas e teórico-práticas centrais na contemporaneidade, sobretudo quando mencionado as atividades educativas-formativas, possibilitando o desenvolvimento de um conjunto de habilidades sociointerativas e cooperativas. Desse modo, as interlocuções entre a educação ambiental e as diretrizes inclusivas fomentam as ações coletivas perante das contingências societárias-civilizatórias, influindo positivamente nos processos de formação do sujeito através do pensamento crítico e das condições emancipatórias, coadunando os carácteres subjetivos e as disposições da cidadania. Para esse estudo, discorre-se como a democratização de conhecimentos e execuções associadas ao meio ambiente estão sendo trabalhadas na contemporaneidade, abarcando as óticas dialógicas e as concepções transversais como forma de interpretativa das informações levantadas, valendo-se do viés críticos: Nos âmbitos metodológicos, a revisão narrativa direcionou as observações e organizações tópicas do trabalho em questão, edificando caminhos e diálogos por meio de artigos científicos, capítulos de livro e outras produções acadêmicas encontradas nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo, PePSIC e Web of Science. Seguindo as lógicas expressadas, esboça-se que a democratização de conhecimentos e intervenções voltadas as temáticas ambientais, mesmo que ainda emergentes em muitos contextos no panorama nacional, vem ganhando cada vez mais espaço nas elaborações individuais-coletivas na contemporaneidade, promovendo o desenvolvimento de habilidades colaborativas e interpessoais, assim como o fomento a cidadania.
Referências
BRASIL, Tatyane do Socorro Soares et al. O uso do jardim sensorial na escola: princípios da educação ambiental com enfoque didático de ensino colaborativo e interdisciplinar no período da pandemia. VII CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2021.
CARVALHO, Ana Cristina Ogando Gomez. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Primeira Evolução, v. 1, n. 40, p. 21-28, 2023.
CASTELHANO, M. V. C.; RAMALHO NETO, A. E. ; MEDEIROS, E. S. . Educação ambiental e os hábitos sustentáveis através das proposições dialógicas: uma ótica formativa. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL, v. 17, p. 26-31, 2023.
CASTELHANO, M. V. C.; ALMEIDA, F. F. F. ; GURJAO, T. A. ; SOUSA JUNIOR, A. C. ; LIRA, D. G. ; MEDEIROS, G. R. ; PEREIRA, D. S. . Um recorte histórico-cultural sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na contemporâneidade. Revista Brasileira de Filosofia e História, v. 13, p. 701-709, 2023.
CASTELHANO, M. V. C.; FERREIRA, P. L. ; MELO, F. V. D. . A inclusão escolar de alunos com TEA através das proposições transversais: uma dialógica interdisciplinar. Revista Brasileira de Filosofia e História, v. 13, p. 1446- 1455, 2023.
CASTELHANO, M. V. C.; GARCIA, W. P. ; CAVALCANTI, R. J. M. . Ecopedagogia e as proposições educativas-ambientais nos eixos contemporâneos: um olhar para além dos moldes antropocêntricos. Revista Brasileira de Filosofia e História, v. 13, p. 3097-3105, 2024.
COSTA, Fabiana Ferreira; DE OLIVEIRA, Claudine Gonçalves. Educação ambiental como ferramenta de aprendizagem para alunos do 5º ano do ensino fundamental I, no município de Filadélfia, Bahia. Editora Licuri, p. 108-126, 2023.
COSTA, Lara Farias Lustosa da et al. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA FERRAMENTA PARA A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. OPEN SCIENCE RESEARCH X, v. 10, n. 1, p. 1842-1856, 2023.
DIAS, Genebaldo Freire; SALGADO, Sebastião. Educação ambiental, princípios e práticas. Editora Gaia, 2023.
FERREIRA, P. L. ; CASTELHANO, M. V. C. ; ALMEIDA, F. C. S. ; SILVA, W. S. ; SILVA, M. D. P. ; SILVA, M. D. P. ; GOMES, A. P. M. ; SOUSA, J. L. ; JACOME, K. L. B. . Cidadania planetária e as concepções mercoescolares: tendências ambientais na transformação socioeducacional. REVISTA COOPEX, v. 14, p. 4308- 4317, 2023.
FRACHIA, Yayenca Yllas et al. Contribuição do planejamento dialógico na construção de escolas democráticas rumo à cidadania planetária. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, p. e5680, 2024.
FRANCA, A. W. ; CASTELHANO, M. V. C. ; RAMALHO NETO, A. E. ; LUCIO, A. S. ; SANTOS, P. F. . A educação inclusiva e os recursos naturais: dinâmicas de acolhimento afetivo-psicológico de alunos com TEA. Revista Brasileira de Filosofia e História, v. 13, p. 1468- 1477, 2023.
CASTELHANO, M. V. C.; RAMALHO NETO, A. E. ; MEDEIROS, E. S. . Educação ambiental e os hábitos sustentáveis através das proposições dialógicas: uma ótica formativa. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL, v. 17, p. 26-31, 2023.
GADOTTI, M. Escola dos meus sonhos. São Paulo: IPF, 2019.
GALLO, Sílvio. Transversalidade e meio ambiente. Ciclo de palestras sobre meio ambiente. Secretaria de Educação Fundamental–Brasília: MEC, p. 56, 2001.
GATTO, Eliane. Educação Ambiental e Educação Inclusiva. Paco Editorial, 2015.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, p. 20-29, 1995.
JACOBI, Pedro. Educação e meio ambiente–transformando as práticas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Brasília, n. 0, v. 1, p. 28-35, 2004.
JACOBI, Pedro; LUZZI, Daniel. Educação e Meio Ambiente–um diálogo em ação. 27ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu, 2004.
JÚNIOR, Francisco Jácome Gurgel et al. A Educação Ambiental em Volta Redonda instrumentalizada pelas Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente. Cadernos UniFOA, 2023.
LIMA, Aguinel Messias de; OLIVEIRA, Haydée Torres de. A (re) construção dos conceitos de natureza, meio ambiente e educação ambiental por professores de duas escolas públicas. Ciência & Educação, v. 17, n. 02, p. 321-337, 2011.
LISBÔA,,J. M.. Educação Ambiental e Educação Inclusiva: um diálogo necessário.RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6, 2021. Recuperado de https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1686.
NASCIMENTO, Jéssica Milena Silva; PASCHOAL, Luciane Cristina. Educação Ambiental para alunos com TEA: análise de recursos didáticos com base nas inteligências múltiplas. In: AUTISMO: AVANÇOS E DESAFIOS-VOLUME 3. Editora Científica Digital, 2022. p. 48-67.
NEPOMOCENO, Taiane Aparecida Ribeiro. Jogos cognitivos na Educação Ambiental: para que te quero?. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 17, n. 5, p. 99-116, 2022.
OLIVEIRA, Teresa Vieira dos Santos. A educação ambiental e cidadania: a transversalidade da questão. Revista Iberoamericana de Educación, v. 42, n. 4, p. 1-9, 2007.
PIOVESAN, Armando; TEMPORINI, Edméa Rita. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista de saúde pública, v. 29, p. 318-325, 1995.
PRIGOL, E. L. Transversalidade na Educação. Curitiba: Editora IESDE, 2020.
SANTOS, Felipe Alan Souza; ARAÚJO, Alan Nunes. INTEGRANDO GEOGRAFIA E PSICOLOGIA AMBIENTAL NA DISCUSSÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOCIOEMOCIONAL. Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia, v. 5, n. 6, p. e12742 1: 17-e12742 1: 17, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sancha Luiza Queiroga de Sousa Dantas, Marcos Vitor Costa Castelhano, Aline Carla de Medeiros, Patrício Borges Maracajá, Wan Walles Pereira Nunes, Paula Viviany Jales Dantas, Helder de Lima Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.