MODELAGEM CINÉTICA DA FERMENTAÇÃO DA CERVEJA
Resumo
O consumo da cerveja está enraizado aos hábitos de consumo alimentar há séculos, entretanto apenas nos últimos 150 anos sua produção e consumo tornaram-se expressivos entre as bebidas alcoólicas. O desenvolvimento deste trabalho teve como objetivo verificar o efeito da adição de nitrogênio proteico e do pH na fermentação alcóolica da cerveja avaliando o seu comportamento fermentativo em termos de produção de etanol. Foi realizado um planejamento fatorial 22, com ponto central, para avaliar o efeito do nitrogênio proteico e do pH na fermentação. A produção de etanol alcançou o ponto máximo do processo fermentativo com valor final de 38,6 g/L. O modelo cinético proposto se ajustou bem aos resultados experimentais podendo ser usado para cervejas do tipo lager.
Downloads
Referências
BRASIL. Padronização, classificação, registro, inspeção, produção e fiscalização de bebidas, 2009.
BRUNELLI, L. T. Produção de Cerveja com Mel: Características Físico-Químicas, Energéticas e Sensorial. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia – Energia na Agricultura). Faculdade Ciências Agronômicas da Unesp. Botucatu-SP, 2012;
CARNEIRO, D. D. Estudo Computacional da Etapa Fermentativa da Produção de Cerveja e Proposta de uma Estratégia de Controle para o Processo. 2010. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos). Universidade Federal do Rio Janeiro, Seropédica-RJ, março de 2010;
CERVBRASIL. 2015. Anuário 2015 da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja. Disponível em: <http://www.cervbrasil. org.br/arquivos/ ANUARIO_CB_2015_WEB. pdf>. Acesso em: 05 de ago. de 2017.
ESTEVINHO, L. M. Jornadas de lúpulo e cerveja: novas oportunidades de negócio. p. 13–14, 2015.
ESTEVINHO, L. M. Leveduras e fermentações: O caso da cerveja. Jornadas de lúpulo e cerveja: novas oportunidades de negócio, p. 53-62, 2015.
FREITAS, A. G. DE. RELEVÂNCIA DO MERCADO CERVEJEIRO BRASILEIRO: avaliação e perspectivas e a busca de uma Agenda de Regulação 1. Revista Pensamento e Realidade, v. 30, p. 22–33, 2015.
LIMA, L. R.; MARCONDES, A. A. Álcool Carburante: Uma Estratégia Brasileira. Curitiba: Editora UFPR, 248p., 2002.
MATOS, R. A. G.Cerveja: Panorama do Mercado, produção Artesanal e Avaliação de Aceitação e Preferência. 2011. 90 f. Monografia (Trabalho de Graduação em Engenharia Agronoma). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopolis-SC, 2011
RODRIGUES, T. Transformações Bioquímicas- Guia de Normas e Experimentos. 2012. Universidade Federal do ABC, 2012
VIEGAS, M. C. Otimização de sistema de fermentação alcoólica contínua utilizando reatores tipo torre e leveduras com características floculantes. 150 p. Tese (Doutorado em Engenharia Química). Faculdade de Engenharia Química. Universidade Estadual de Campinas. 2003.