A Influência da educação em saúde sobre as doenças evitáveis: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i1.9336

Palavras-chave:

Acesso à informação, Prevenção de doenças, Promoção da Saúde

Resumo

Eduacação em saúde compreende a associação de práticas e métodos que contribuem para a formação de consciência crítica da população relativamente às práticas de saúde, e doenças evitáveis são um conjunto de enfermidades e agravos potencialmente preveníveis pela atuação dos serviços de saúde. No Brasil, a realidade das doenças evitáveis é diversa, como representada por Acidente Vascular Encefálico, Aterosclerose, Hipertensão Arterial Sistêmica, Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas e Diabetes mellitus. Essa circunstância evidencia a relevância que a Educação em Saúde possui ante à disseminação e ao aprimoramento de boas práticas de saúde. Haja vista a influência negativa que doenças têm na qualidade de vida das pessoas, justifica-se o estudo dos influxos da educação em saúde ante à precaução de doenças evitáveis. Esta investigação consiste em uma revisão integrativa com vistas a identificar as modalidades mais recorrentes de intervenção de educação em saúde; a relevância das redes de capacitação entre profissionais, agentes sociais e população em geral; e os desfechos das ações educativas em saúde na prevenção de doenças e agravos evitáveis. Nove estudos foram selecionados com suporte nas bases de dados EMBASE; MEDLINE, via PUBMED; SCIENCE DIRECT e LILACS. Foi identificada, nos estudos incluídos nesta revisão, a relação entre as ações educativas em saúde, o avanço do conhecimento e a modificação do comportamento de risco do público-alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, S, R.; ALVES, A. O.; DE ASSIS, M. C. S. Educação popular em saúde como estratégia à adesão na realização do exame colpocitológico. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 15, n. 3, p. 570-574, 2016.

ARAÚJO, M. F. M.; ALMEIDA, M. I. de; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. Educação em saúde: reflexões para a promoção da vigilância à saúde. In: ROUQUAYROL, M. Z.; GURGEL, M. Epidemiologia & Saúde. 8. ed. [S. l.: s. n.], cap. 33, p. 1432-1484. ISBN 978-85-8369-029-0. E-book (1790 p.) 2018.

ASEGEDEW, B; TESSEMA, F; PERRY, H. B; BISRAT, F. The CORE Group Polio Project’s community volunteers and polio eradication in Ethiopia: self-reports of their activities, knowledge, and contributions. The American journal of tropical medicine and hygiene, v. 101, n. 4 Suppl, p. 45, 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Bases para a Educação em Saúde nos serviços. Oficina Nacional de Educação em Saúde nos Serviços do SUS. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2008.

CANDEIAS, N. M. F. Evolução histórica da educação em saúde como disciplina de ensino na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo-1925 a 1967. Revista de Saúde Pública, v. 22, n. 4, p. 347-365, 1988.

CUNHA, N. de B.; BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem e motivação para aprender na formação de professores. Revista Interamericana de Psicología/Interamerican Journal of Psychology, v. 46, n. 2, p. 247-253, 2012.

DE OLIVEIRA, M. M., MOTA, K. C. P., ARAÚJO, I. A. C., FARIA, K. F., SILVA, C. O., PEREIRA, D. A; CUNHA, M. J. R. da; MIRANDA, J. S. Conhecer para prevenir: complementação do conhecimento dos alunos do ensino fundamental sobre microbiologia e parasitologia em três escolas de Uberlândia-MG. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 41, n. 2, p. 249-262, 2020.

EZEUGWU, L; AGUWA, E. N; ARINZE-ONYIA, S. U; OKEKE, T. A. Health education: Effect on knowledge and practice of workplace personal hygiene and protective measures/ among woodworkers in Enugu, Nigeria. Nigerian journal of clinical practice, v. 20, n. 7, p. 867-872, 2017.

FACCIOLÀ, A; VISALLI, G; ORLANDO, A; BERTUCCIO, M. P; SPATARO, P; SQUERI, R; PICERNO I.; DI PIETRO, A. Vaccine hesitancy: An overview on parents' opinions about vaccination and possible reasons of vaccine refusal. Journal of public health research, v. 8, n. 1, 2019.

FAVRE, T. C; MASSARA, C. L; BECK, L. C. N. H; CABELLO, R. K. S. A; PIERI, O. S. Adherence to diagnosis followed by selective treatment of Schistosomiasis mansoni and related knowledge among schoolchildren in an endemic area of Minas Gerais, Brazil, prior to and after the implementation of educational actions. Parasite Epidemiology and Control, v. 13, p. e00208, 2021.

FREITAS, A. L. S. de. Avaliação Participativa: saberes e não saberes da experiência na formação com educadores/as. Revista Teias, v. 11, n. 21, p. 7, 2010.

FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE - FUNASA. Educação em Saúde Diretrizes. Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: <http://www.funasa.gov.br/documents/20182/38937/Educa%C3%A7ao++em+Saude+-+Diretrizes.pdf>. Acesso em: 03 out. 2021.

KARINJA, M; SCHLIENGER, R; PILLAI, G. C; ESTERHUIZEN, T; ONYANGO, E; GITAU, A; OGUTU, B. Risk reduction of diarrhea and respiratory infections following a community health education program-a facility-based case-control study in rural parts of Kenya. BMC public health, v. 20, n. 1, p. 1-9, 2020.

KAUR, J., KAUR, M., WEBSTER, J., & KUMAR, R. Protocol for a cluster randomised controlled trial on information technology-enabled nutrition intervention among urban adults in Chandigarh (India): SMART eating trial. Global health action, v. 11, n. 1, p. 1419738, 2018.

KIM, H.; CHENG, SH. Assessing quality of primary diabetes care in South Korea and Taiwan using avoidable hospitalizations. Health Policy, v. 122, n. 11, p. 1222-1231, 2018.

MALTA, D. C., FRANÇA, E., ABREU, D. X. D., OLIVEIRA, H. D., MONTEIRO, R. A., SARDINHA, L; Duarte, E. C.; SILVA, G. A. Atualização da lista de causas de mortes evitáveis (5 a 74 anos de idade) por intervenções do Sistema Único de Saúde do Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 20, n. 3, p. 409-412, 2011.

MALTA, D. C; PRADO, R. R. D., SALTARELLI, R. M. F., MONTEIRO, R. A., SOUZA, M. D. F. M. D; ALMEIDA, M. F. D. Preventable deaths in childhood, according to actions of the Unified Health System, Brazil. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 22, 2019.

MARTELETO, C. de A.; VALENTE, G. S. C. Educação Permanente: Uma Estratégia na Promoção, Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar. Revista Pró-UniverSUS, v. 8, n. 2, p. 137-139, 2017.

MEDEIROS, C. R. G; KOETZ, L. C. E; GRAVE, M. T. Q; RAUPP, L. M; SALVADORI, M; FREITAG, A. L. Estratégia saúde da família e morbimortalidade por doenças crônicas evitáveis em pequenos municípios. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 42, n. 1, 2018.

MELO, L. P. de. Análise biopolítica do discurso oficial sobre educação em saúde para pacientes diabéticos no Brasil. Saúde e Sociedade [online]. 2013, v. 22, n. 4 [Acessado 15 Janeiro 2022], pp. 1216-1225. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-12902013000400022>. Epub 31 Jan 2014. ISSN 1984-0470.

OTSUKA-ONO, H; HORI, N; OHTA, H; UEMURA, Y; KAMIBEPPU, K. A childhood immunization education program for parents delivered during late pregnancy and one-month postpartum: a randomized controlled trial. BMC Health Serv Res 19, 798. 2019.

PINTO, R. A. Métodos de Ensino e Aprendizagem sob a Perspectiva da Taxonomia de Bloom. Revista Contexto & Educação, v. 30, n. 96, p. 126-155, 2015.

RODRÍGUEZ-MOLINA, D; BARTH, S; HERRERA, R; ROSSMANN, C; RADON, K; KARNOWSKI, V. An educational intervention to improve knowledge about prevention against occupational asthma and allergies using targeted maximum likelihood estimation. International archives of occupational and environmental health, v. 92, n. 5, p. 629-638, 2019.

SANTOS, E. S. M. A miopia sistêmica no atual modelo de ensino centrado no professor. Seminário em Administração, 15, 2012, São Paulo. Anais... São Paulo, 2012, p. 1-14.

SEEAR, K. H; LELIEVRE, M. P.; ATKINSON, D. N.; MARLEY, J. V. ‘It’s Important to Make Changes. ‘Insights about Motivators and Enablers of Healthy Lifestyle Modification from Young Aboriginal Men in Western Australia. International journal of environmental research and public health, v. 16, n. 6, p. 1063, 2019.

SOUZA, M. T. de; SILVA, M. D. da; CARVALHO, R. de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, p. 102-106, 2010.

URSI, E. S.; GAVÃO, C.M. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 14, n. 1, p. 124-131, 2006.

Downloads

Publicado

2023-03-10

Como Citar

Gomes, J. Ítalo da S. D., Pinto, K. L. de A., Rangel, J. F., Carneiro, A. K. P., Rabelo, F. C. S., & Almeida, M. I. de. (2023). A Influência da educação em saúde sobre as doenças evitáveis: revisão integrativa. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(1), 21–29. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i1.9336

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.