La Influencia de la Educación en Salud en Enfermedades Prevenibles: Revisión Integrativa

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DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i1.9336

Palabras clave:

Acesso à informação, Prevenção de doenças, Promoção da Saúde

Resumen

Eduacação em saúde compreende a associação de práticas e métodos que contribuem para a formação de consciência crítica da população relativamente às práticas de saúde, e doenças evitáveis são um conjunto de enfermidades e agravos potencialmente preveníveis pela atuação dos serviços de saúde. No Brasil, a realidade das doenças evitáveis é diversa, como representada por Acidente Vascular Encefálico, Aterosclerose, Hipertensão Arterial Sistêmica, Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas e Diabetes mellitus. Essa circunstância evidencia a relevância que a Educação em Saúde possui ante à disseminação e ao aprimoramento de boas práticas de saúde. Haja vista a influência negativa que doenças têm na qualidade de vida das pessoas, justifica-se o estudo dos influxos da educação em saúde ante à precaução de doenças evitáveis. Esta investigação consiste em uma revisão integrativa com vistas a identificar as modalidades mais recorrentes de intervenção de educação em saúde; a relevância das redes de capacitação entre profissionais, agentes sociais e população em geral; e os desfechos das ações educativas em saúde na prevenção de doenças e agravos evitáveis. Nove estudos foram selecionados com suporte nas bases de dados EMBASE; MEDLINE, via PUBMED; SCIENCE DIRECT e LILACS. Foi identificada, nos estudos incluídos nesta revisão, a relação entre as ações educativas em saúde, o avanço do conhecimento e a modificação do comportamento de risco do público-alvo.

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Publicado

2023-03-10

Cómo citar

Gomes, J. Ítalo da S. D., Pinto, K. L. de A., Rangel, J. F., Carneiro, A. K. P., Rabelo, F. C. S., & Almeida, M. I. de. (2023). La Influencia de la Educación en Salud en Enfermedades Prevenibles: Revisión Integrativa. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(1), 21–29. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i1.9336

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