A metodologia científica na universidade: o que estudantes do ensino superior acham da disciplina de metodologia científica

Autores/as

  • Flávia Regina Pinheiro Leite Florida Christian University (USA)
  • José Rivamar de Andrade Florida Christian University (USA)

Resumen

O objetivo desse estudo é discutir a importância da Metodologia Científica como Disciplina fundamental e primordial, especificamente no Ensino Superior, permitindo compreender os benefícios desta para o meio acadêmico, tanto para discentes como para os docentes. Para tanto, foi realizado um estudo de abordagem quanti-qualitativa, onde o método de procedimento técnico é de cunho bibliográfico e através de uso de questionários para coleta de dados. Para realização dessa proposta, na apresentação dos dados bibliográficos, estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos: Apresentar o sentido da Metodologia Científica e identificar o papel da Metodologia Científica como disciplina no processo ensino-aprendizagem, mostrando os motivos que levam os docentes a uma grande rejeição no que tange a Disciplina Metodologia Científica. Na análise e interpretação das informações apresentadas, fez-se a exposição dos dados coletados a fim de validar a importância da disciplina Metodologia Científica no âmbito do ensino superior. A principal dificuldade encontrada em todos os alunos, com relação a não identificação com a metodologia científica foi justamente a falta do hábito de leitura, bem como a falta de interesse com os conteúdos e problemas com a didática utilizada pelo professor.

Palavras-chave: Metodologia Científica. Disciplina. Ensino Superior. Importância.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávia Regina Pinheiro Leite, Florida Christian University (USA)

Professora, graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica do Pernambuco;

especialista em em Motricidade Orofacial pelo IMIP e aluna do curso de Mestrado

Internacional em Educação, pela Florida Christian University (USA)

José Rivamar de Andrade, Florida Christian University (USA)

Professor, graduado em Letras e especialista em Língua, Linguística e Literatura pelas Faculdades Integradas de Patos, aluno do curso de Mestrado Internacional em Educação, pela Florida Christian University  (USA)

Publicado

2015-01-26

Cómo citar

Leite, F. R. P., & Andrade, J. R. de. (2015). A metodologia científica na universidade: o que estudantes do ensino superior acham da disciplina de metodologia científica. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(1), 63–74. Recuperado a partir de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3156

Artículos más leídos del mismo autor/a