O desenvolvimento da leitura e escrita na educação infantil

Autores/as

  • Maria Zuleide de Oliveira Souza FIP
  • José Ozildo dos Santos UFCG

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v5i4.4116

Resumen

Antes de ir para a escola, a criança já tem certo conhecimento sobre a escrita, consequência de sua vivência no meio em que faz parte. Assim, quando começa a frequentar o ambiente educativo, suas chances de exercitar a leitura e a escrita aumentam, porque ali ela terá acesso a atividades previamente preparadas, que a ajudarão a desenvolver o processo da leitura e da escrita de maneira correta e de acordo com suas capacidades e limites. Este artigo busca retratar as questões que permeiam a construção da leitura e da escrita na educação infantil. Através de pesquisa com autores de renome, pode-se observar a importância de se dar oportunidade às crianças ainda pequenas de “lerem e escreverem” mesmo sem saber realizar tais atividades convencionalmente. A escola deve ter como um de seus principais objetivos o de formar escritores competentes, hábeis, capazes de produzir textos coerentes, organizados e claros, tornando-o apto a produzir um discurso com base no objetivo proposto, sabendo expressar por escrito seus sentimentos, experiências ou opiniões.

 

Palavras-chave: Ambiente Educativo. Escrita. Leitura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Zuleide de Oliveira Souza, FIP

Professora da rede municipal, licenciada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia

pelas Faculdades Integradas de Patos  (FIP)

José Ozildo dos Santos, UFCG

Docente, mestre em Sistemas Agroindustrias pela UFCG, especialista em Direito Administrativo (FIP);

Gestão Pública (UEPB) e Educação Ambiental e Geografia do Semiário (IFRN) e pós-graduando

em Educação para os Direitos Humanos e em Metodologia do Ensino na Educação Superior

Publicado

2016-04-05

Cómo citar

Souza, M. Z. de O., & Santos, J. O. dos. (2016). O desenvolvimento da leitura e escrita na educação infantil. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(4), 43–49. https://doi.org/10.18378/rebes.v5i4.4116

Número

Sección

REVISIÓN BIBLIOGRÁFICA

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2