Avaliação da qualidade físico-química em doces cremosos de goiaba comercializados em Limoeiro do Norte-CE

Authors

  • Rodrigo Leite Moura UFCG
  • Andresa Pereira da Silva IFCE/Limoeiro do Norte
  • Franciene Galvão da Silva IFCE/Limoeiro do Norte
  • Samuel Pereira de Lima IFCE/Limoeiro do Norte
  • Pahlevi Augusto de Souza IFCE/Limoeiro do Norte

Keywords:

Psidium guajava, produto açucarado, legislação

Abstract

O processamento de goiaba para obtenção de doce é uma atividade agroindustrial importante na medida em que agrega valor econômico à fruta, evitando desperdícios e minimizando as perdas que podem ocorrer durante a comercialização do produto in natura. Objetivou-se avaliar a qualidade físico-química em doces cremosos de goiaba comercializados no município de Limoeiro do Norte-CE. Foram avaliadas três marcas comerciais distintas de doce de goiaba cremoso, adquiridas em supermercados localizados no município de Limoeiro do Norte-CE. Foram avaliados os parâmetros de pH, acidez total titulável (% em ácido cítrico) e sólidos solúveis (°BRIX). Embora os parâmetros de acidez e pH não sejam claramente especificados na legislação, os valores encontrados no presente trabalho garantem inocuidade ao produto final, não permitindo o desenvolvimento de micro-organismos. Com relação ao parâmetro de Sólidos Solúveis/ºBRIX, somente a marca C encontra-se adequada ao padrão legislativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rodrigo Leite Moura, UFCG

Possui graduação em Tecnologia de Alimentos (2006) e especialização em Saúde e Segurança Alimentar (2011) pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC. Atuando principalmente nos seguintes temas: análises em alimentos e processamento de produtos de origem animal e vegetal. Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (Conceito CAPES 5), nível de Mestrado, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com ênfase em Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5932177062516628

Published

01-10-2014

How to Cite

MOURA, R. L.; DA SILVA, A. P.; DA SILVA, F. G.; DE LIMA, S. P.; DE SOUZA, P. A. Avaliação da qualidade físico-química em doces cremosos de goiaba comercializados em Limoeiro do Norte-CE. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 303–306, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2917. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)