Análise de coliformes e verificação das Boas Práticas de Fabricação de carne moída comercializada na cidade de Campina Grande-PB

Authors

  • Renata Rodrigues de Lima Silva UFCG
  • Deyzi Santos Gouveia
  • Ana Paula Trindade Rocha
  • Alfredina dos Santos Araújo

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i1.3380

Keywords:

segurança alimentar, qualidade sanitária, setor de carnes, desenvolvimento microbiano

Abstract

A indústria de alimentos é um ramo que se desenvolve ao longo dos anos e, com isso, a exigência por produtos microbiologicamente seguros é cada vez maior, visando evitar prejuízos financeiros e garantir a segurança alimentar ao consumidor. Nesse ramo, existem práticas que são adotadas a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos vigentes, buscando sempre métodos eficazes de prevenção contra a deterioração de alimentos e aumento de vida de prateleira. No setor de carnes, o controle do desenvolvimento microbiano é de grande importância, visto que este é um alimento que possui características favoráveis à proliferação de microrganismos. Foram avaliadas amostras de carne moída comercializadas em três redes de distribuição distintas. Em todas as amostras avaliadas, foi determinada a presença de coliformes totais, bem como valores superiores a 14% de inconformidade nos itens relacionados às Boas Práticas de Fabricação.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

24-04-2015

How to Cite

SILVA, R. R. de L.; GOUVEIA, D. S.; ROCHA, A. P. T.; ARAÚJO, A. dos S. Análise de coliformes e verificação das Boas Práticas de Fabricação de carne moída comercializada na cidade de Campina Grande-PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 115–119, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i1.3380. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3380. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>