Análise da precipitação pluvial de Pombal-PB relacionada com sistemas atmosféricos atuantes

Authors

  • Maria de Fátima Araújo Alves
  • Lígia Rejane Araújo Alves
  • Erica Bento Sarmento
  • Gêanny Alves de Lima
  • Diêgo Lima Crispim

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i2.3697

Keywords:

Sistemas meteorológicos, semiárido, chuvas.

Abstract

Uma das principais características do semiárido nordestino é a baixa disponibilidade pluvial. Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho é analisar a variação da precipitação pluvial de Pombal/PB entre os anos de 1994 a 2010 verificando os sistemas atmosféricos que são responsáveis pelas as precipitações e depois comparar as chuvas desse período com as dos últimos quatros anos. Utilizou-se de dados de chuvas mensais de Pombal/PB, correspondente ao período de 1994 a 2010para uma análise das chuvas entre eles e após isso foi comparado às chuvas desse período com as de 2011 a 2014. Ambos os dados foram obtidos dos registros pluviométricos da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA). Nota-se que quanto mais distante do período chuvoso, mais seco ficam os meses. Isso ocorre devido a ZCIT se deslocar mais para o norte a partir de junho em virtude dos movimentos de rotação da terra provocando seca no semiárido. Constata-se que o regime pluviométrico de Pombal/PB é caracterizado por irregularidades, e os episódios de chuvas são associados a ZCIT.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria de Fátima Araújo Alves

Engenheira Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, Pombal

Lígia Rejane Araújo Alves

Graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande

Erica Bento Sarmento

Engenheira Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG; Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental, Universidade Estadual da Paraíba.

Gêanny Alves de Lima

Graduanda em Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Diêgo Lima Crispim

Engenheiro Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG; Especializando em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN; Mestrando em Sistemas Agroindustriais, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Published

01-10-2015

How to Cite

ALVES, M. de F. A.; ALVES, L. R. A.; SARMENTO, E. B.; LIMA, G. A. de; CRISPIM, D. L. Análise da precipitação pluvial de Pombal-PB relacionada com sistemas atmosféricos atuantes. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 169–175, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i2.3697. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3697. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>