AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE ANTIFÚNGICA DO EXTRATO OLEOSO DE ALHO ROXO (Allium sativum L.)

Authors

  • Joabis Nobre Martins CENTEC - Limoeiro - CE
  • Sônia Paula Alexandrino de Oliveira
  • Dyego da Costa Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Emanuel Neto Alves de Oliveira
  • Rolando Enrique Rivas Castellón

Abstract

O presente trabalho foi conduzido no Laboratório de Microbiologia de Alimentos do CENTEC de Limoeiro do Norte/CE, durante os meses de março de 2007 a fevereiro de 2008. O objetivo da pesquisa foi obter extrato oleoso do alho roxo (Allium sativum L.) e determinar a capacidade do extrato em inibir o desenvolvimento micelial dos fungos Aspergillus niger e Penicillium spp. O extrato foi obtido de bulbos de alho roxo por meio da extração mecânica, seguido da extração com hexano. O óleo foi estabilizado para forma líquida utilizando óleo mineral e emulsificante Tween. No estudo da capacidade antifúngica foi utilizado o método bioanálitico in vitro, observando o desenvolvimento ou inibição dos microrganismos em estudo em diferentes concentrações de extrato oleoso: 0,625%, 0,3125%, 0,15625%, 0,078125% e 0,0390625%. O extrato oleoso nas três primeiras concentrações conseguiu inibir o crescimento fúngico. Um bom desempenho do extrato oleoso de alho sobre os fungos testados confirma sua eficiência fungicida e/ou fungistático.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Dyego da Costa Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Tecnólogo em Alimentos pela Faculdade de Tecnologia CENTEC de Limoeiro do Norte-CE. Mestrando em Engenharia Agrícola pela UFCG.

Published

02-09-2010

How to Cite

MARTINS, J. N.; OLIVEIRA, S. P. A. de; SANTOS, D. da C.; OLIVEIRA, E. N. A. de; CASTELLÓN, R. E. R. AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE ANTIFÚNGICA DO EXTRATO OLEOSO DE ALHO ROXO (Allium sativum L.). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 211–216, 2010. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/390. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>