DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE MARACUJAZEIRO-AMARELO EM FUNÇÃO DE DOSES CRESCENTES DE ENXOFRE

Authors

  • Kaio Gráculo Vieira Garcia
  • Cillas Pollicarto da Silva
  • Roseano Medeiros da Silva UFERSA
  • Vander Mendonça
  • Mauro da Silva Tosta

Abstract

RESUMO – O maracujazeiro-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg.) é uma frutífera de grande importância econômica. A adubação adequada das mudas na sua fase inicial é um fator de extrema importância que refletirá na sua qualidade nutricional. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento inicial de mudas de maracujazeiro-amarelo, em função de doses crescentes de enxofre elementar aplicadas diretamente no substrato. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados com cinco tratamentos, constituídos das doses (0; 0,1; 0,2; 0,4; 0,8 kg m-3 de enxofre elementar) e cinco repetições, sendo cada parcela com dez plantas úteis. As mudas foram plantadas em sacos de polietileno preto com capacidade para 1 litro de volume, sendo o substrato composto por terra de barranco (75%) e esterco bovino curtido (25%). Aos 98 dias após a semeadura, foram feitas as avaliações: comprimento da parte aérea (cm); diâmetro do colo (mm); massa seca da parte aérea, do sistema radicular e total (g) e relação entre massa seca da parte aérea e do sistema radicular (v/v). Foi observado que para o desenvolvimento inicial de mudas de maracujazeiro-amarelo vigorosas, deve ser utilizado no substrato 0,38 kg m-3 de enxofre elementar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Roseano Medeiros da Silva, UFERSA

Possui Graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal Rural do Semi-Àrido - UFERSA (2010). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Adubação, Manejo e Tratos culturais em Fruticultura Tropical. Atualmente e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Fitotecnia da UFERSA.

Published

05-07-2011

How to Cite

GARCIA, K. G. V.; SILVA, C. P. da; SILVA, R. M. da; MENDONÇA, V.; TOSTA, M. da S. DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE MARACUJAZEIRO-AMARELO EM FUNÇÃO DE DOSES CRESCENTES DE ENXOFRE. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 131–134, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/688. Acesso em: 30 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 > >>