EL CRECIMIENTO INICIAL DE PLÂNTULAS DE ACCESO DE MELÓN (Cucumis melo L.) AL CRIOLLO SOMETIDO AL ESTRESSE SALINO

Autores/as

  • Adrielle Naiana Ribeiro Soares
  • Maria Clarete Cardoso Ribeiro Ribeiro
  • Clarisse Pereira Benedito
  • Fabrícia Nascimento de Oliveira
  • Louise Medeiros Silva Guimarães

Palabras clave:

emergência de plântulas, sementes crioulas, salinidade, NaCl

Resumen

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do estresse salino induzido por diferentes concentrações de NaCl, na emergência de plântulas de melão crioulo em casa de vegetação. O experimento foi realizado em casa de vegetação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, na cidade de Mossoró-RN. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado. Preparou-se as soluções salinas, mediante uso de cloreto de sódio (NaCl) e calibradas com o auxílio do condutivímetro, obtendo-se as seguintes: C.E= 0,5; 1,0; 1,5; 2,0; 2,5; 3,0 e 3,5 dS.m-1 , sendo cada repetição constituída de cinqüenta sementes. Foram analisadas as seguintes variáveis: emergência de plântulas, porcentagem de emergência, altura e peso da matéria seca de plântulas. Os resultados obtidos, permitiram concluir que a emergência de plântulas de melão crioulo não foi afetada pelo estresse salino, o aumento das concentrações salinas a partir de 2,5 dS.m-1 causaram decréscimos na altura de plântulas e índice de velocidade de emergência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adrielle Naiana Ribeiro Soares

DEAG

Publicado

2010-07-15

Cómo citar

SOARES, A. N. R.; RIBEIRO, M. C. C. R.; BENEDITO, C. P.; OLIVEIRA, F. N. de; GUIMARÃES, L. M. S. EL CRECIMIENTO INICIAL DE PLÂNTULAS DE ACCESO DE MELÓN (Cucumis melo L.) AL CRIOLLO SOMETIDO AL ESTRESSE SALINO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 224–230, 2010. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/327. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>