Espacialização da cobertura do serviço de saneamento básico e do índice de desenvolvimento humano dos municípios do Marajó,Pará

Autores

  • Diêgo Lima Crispim Universidade Federal do Pará, Belém
  • Rodrigo Silvano Silva Rodrigues Universidade Federal do Pará, Belém
  • Artur Sales de Abreu Vieira Universidade Federal do Pará, Belém
  • Rafaela Nazareth Pinheiro de Oliveira Silveira Universidade Federal do Pará, Belém
  • Lindemberg Lima Fernandes Universidade Federal do Pará, Belém

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v11i4.4507

Palavras-chave:

Abastecimento de água, Resíduos sólidos, Coleta de esgoto

Resumo

O acesso aos serviços de saneamento básico tem causado preocupação, principalmente nos estados das regiões Norte e Nordeste e, mais especificamente em municípios com orçamento limitado, de pequeno porte e distante das capitais, onde abrigam populações em situações de vulnerabilidade social.Neste contexto, objetivou-se analisar a situação de alguns serviços do saneamento ambiental e do índice de desenvolvimento humano municipal dos municípios da mesorregião geográfica do Marajó, estado do Pará. Para tanto, foi levantado algumas informações por meio de dados secundários dos municípios que compõe a mesorregião em estudo, com ênfase em alguns serviços de saneamento e do IDHM. Os resultados demonstraram que o índice de atendimento do serviço de coleta de esgoto doméstico deixa extremamente a desejar, em particular com relação à coleta e ao tratamento do esgoto sanitário. Quanto à forma de destinação dos resíduos sólidos, verificou-se que alguns municípios ainda adotam uma maneira inapropriada, depositando-os em lixões a céu aberto. A disponibilidade de informações nessas bases de dados dos órgãose entidades é fundamental para auxiliar na determinação de prioridades nas ações do poder público e da sociedade civil em relação aos serviços de saneamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diêgo Lima Crispim, Universidade Federal do Pará, Belém

Graduação em Engenharia Ambiental (UFCG); Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN); Mestre em em Gestão e Tecnologia Ambiental em Sistemas Agroindustriais (UFCG); Doutorando em Engenharia Civil (UFPA). 

Rodrigo Silvano Silva Rodrigues, Universidade Federal do Pará, Belém

Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental (UFPA); Mestrando no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (UFPA). 

Artur Sales de Abreu Vieira, Universidade Federal do Pará, Belém

Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental (UFPA); Mestrando no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (UFPA). 

Rafaela Nazareth Pinheiro de Oliveira Silveira, Universidade Federal do Pará, Belém

Graduação em Engenharia Civil; Mestra em Geotecnia (UNB); Doutorando em Engenharia Civil (UFPA).

Lindemberg Lima Fernandes, Universidade Federal do Pará, Belém

Engenheiro civil, Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Professor da faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental e da Pósgraduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2016-11-15

Como Citar

CRISPIM, D. L.; RODRIGUES, R. S. S.; VIEIRA, A. S. de A.; SILVEIRA, R. N. P. de O.; FERNANDES, L. L. Espacialização da cobertura do serviço de saneamento básico e do índice de desenvolvimento humano dos municípios do Marajó,Pará. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 11, n. 4, p. 112–122, 2016. DOI: 10.18378/rvads.v11i4.4507. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/4507. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

ENGENHARIAS I

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>