Simulação integrada dos recursos hídricos nos reservatórios Engenheiro Ávidos e São Gonçalo na Paraíba

Autores

  • Erika Lira da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Allan Sarmento Vieira Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v12i5.5443

Palavras-chave:

Água, Série histórica, Demanda hídrica

Resumo

Objetivou-se realizar uma simulação integrada nos reservatórios Engenheiro Ávidos e São Gonçalo, localizados, na Sub-bacia do Alto Piranhas no Estado da Paraíba, utilizando o modelo de rede de fluxo Acquanet. Utilizou-se o modelo tipo transformação chuva-vazão SMAP (Soil Moisture Accounting Procedure) para complementar a série de vazões naturais no período de 2010 a 2016. Assim a simulação realizada considerou uma série histórica de 1962 a 2016, com um cenário futuro onde foram adotados valores das demandas projetadas para o ano de 2032. Analisando a parte operacional dos reservatórios foi observado, no período simulado, que os mesmos atingiram seu volume máximo em muitos meses; na maioria dos períodos o volume meta foi respeitado; o volume mínimo foi atingido em alguns momentos devido aos baixos índices pluviométricos, fato que se intensificou nos últimos anos. Quanto às demandas, o abastecimento humano e dessedentação apresentaram confiabilidade acima dos 90%, já para a irrigação e indústria, o número de falhas foi maior. No cenário futuro, os resultados tiveram uma representação diferente, em poucos momentos chegaram ao volume máximo, por muitos meses operaram no volume mínimo, não conseguindo atender ao requerimento operacional do volume meta, e consequentemente o atendimento às demandas também não foi satisfatório. As falhas ocorreram no abastecimento humano e animal nos dois reservatórios, onde a confiabilidade ficou acima de 70%, e as demandas irrigação e indústria apresentaram um grande déficit de atendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Sarmento Vieira, Universidade Federal de Campina Grande

Professsor Doutor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Referências

ANA. Agência Nacional de Águas. Disponibilidade e demandas de Recursos Hídricos No Brasil. Cadernos de Recursos Hídricos. 2005. Disponível em: <http://www.ana.gov.br> Acesso em: 04 mar 2016.

ACQUANET - Modelo para alocação de água em sistemas complexos de recursos hídricos - Manual do Usuário (2013). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária - Laboratório de Sistemas de Suporte a Decisões (LabSid). São Paulo. 72p.

ANDRADE, P. R. S. de. Estudo para alocação ótima das águas de um sistema de reservatórios em série e em paralelo, para usos e objetivos múltiplos, na bacia do rio Capibaribe, PE. [TESE]. Campina Grande, 2006.

BRASIL. Lei nº 9.433. Política Nacional dos Recursos Hídricos. Brasília: Secretaria dos Recursos Hídricos, Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal. 1997.

BRASIL. Governo do Estado da Paraíba. Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente – SECTMA. Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba, AESA. Volumes dos Açudes. Disponível em: <http://site2.aesa.pb.gov.br/aesa/volumesAcudes.do?metodo=preparaUltimosVolumesPorMunicipio> Acesso em: 16 out 2016.

FARIAS, S. R. A. Operação Integrada dos Reservatórios Engenheiro Ávidos e São Gonçalo. Dissertação apresentada ao curso de pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental, na área de Engenharia de Recursos Hídricos (2004).

FEITOSA, A. P. Otimização do uso das águas da barragem Santa Cruz-RN. [DISSERTAÇÃO]. Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte. Natal, 2013.

MAIA, A. G. As consequências do assoreamento na peração de reservatórios formados por barragens / Adelena Gonçalves Maia. EESC- USP—São Carlos, 2008.

PARAÍBA. [Estado]. LEI N.º 6.308, DE 02 DE JULHO DE 1996. Institui a Política Estadual de Recurso. 1996.

UNSGAB. Conselho de Assessoramento ao Secretário-Geral da ONU para Assuntos de Água e Saneamento. A Jornada do UNSGAB. Disponível em:<http://arquivos.ana.gov.br/imprensa/arquivos/Relatorio_Acesso_Agua.PDF> Acesso em: 22 mar 2016.

VIEIRA, A. S., Um Modelo de Simulação Via Programação Linear Sequencial, para Sistema de Recursos Hídricos. Campina Grande: UFCG – Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental. 118p. Dissertação de Mestrado. (2007).

VIEIRA, A. S. Modelo de simulação quali-quantitativo multiobjetivo para o planejamento integrado dos sistemas de recursos hídricos / Allan Sarmento Vieira. Tese de Doutorado ─ Campina Grande, 2011.

SANTOS, V. da S. Modelo de otimização quali quantitativo multiobjetivo para o planejamento dos recursos hídricos superficiais, com aplicação à Bacia do Rio Paraíba – Tese de Doutorado. Campina Grande, 2011. 170 p.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

SILVA, E. L. da; VIEIRA, A. S. Simulação integrada dos recursos hídricos nos reservatórios Engenheiro Ávidos e São Gonçalo na Paraíba. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 12, n. 5, p. 892–901, 2017. DOI: 10.18378/rvads.v12i5.5443. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/5443. Acesso em: 18 maio. 2024.