IDENTIFICAÇÃO DOS CONSUMIDORES DE HORTALIÇAS DA FEIRA LIVRE DE POMBAL – PB: ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E CULTURAIS

Autores

  • Caciana Cavalcanti Costa UFCG
  • Débora Samara Oliveira e Silva

Resumo

As hortaliças são parte integrante da dieta da população mundial, seu consumo é de vital importância para a saúde, pois são fontes de fibras, sais minerais e vitaminas, são ricas em carboidratos e nutrientes. O mercado de hortaliças é fortemente influenciado pela preferência dos consumidores, que também tem redirecionado a produção. O conhecimento das exigências de mercado e das formas de comercialização possíveis, em conjunto com o esclarecimento das diferenças operacionais e de rentabilidade de cada uma, permite que o produtor reflita a respeito da comercialização adotada até o momento e, se necessário, efetue mudanças no sentido de optar pela negociação mais lucrativa e adequada à sua realidade. O trabalho teve por objetivo realizar um levantamento de informações sobre o perfil dos consumidores na feira livre da cidade de Pombal – PB. A metodologia utilizada por meio da aplicação de questionários, no período compreendido entre setembro e outubro de 2008. A maior participação dos consumidores que vão à feira fazer compras é do gênero feminino. Na feira de Pombal há um predomínio na venda de hortaliças e frutas. Cerca de metade dos consumidores estão insatisfeitos quanto à falta de organização, higiene e irregularidade das bancas, enquanto que a outra parte não encontra nenhum problema relacionado à feira livre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caciana Cavalcanti Costa, UFCG

Eng. Agrônoma Dra. Professora Adjunto da Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias do CCTA - Universidade Federal de Campina Grande

Downloads

Publicado

2011-03-11

Como Citar

COSTA, C. C.; OLIVEIRA E SILVA, D. S. IDENTIFICAÇÃO DOS CONSUMIDORES DE HORTALIÇAS DA FEIRA LIVRE DE POMBAL – PB: ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E CULTURAIS. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 56 – 60, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/602. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>