ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A Importância dos Equipamentos Tecnológicos no Ambiente Escolar

Autores

  • ALBANISA PEREIRA DE LIMA SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • EMANUELA CANDIDA MELO Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • NELSON SUASSUNA SUASSUNA SOBRINHO Universidade Estadual da Paraíba
  • WESLEY VINÍCIOS SUASSUNA LIMA Universidade Estadual da Paraíba
  • CESENILDO FIGUEREDO SUASSUNA Universidade Federal de Campina Grande
  • DALILA REGINA MOTA MELO Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Tecnologia na escola, Sala de aula

Resumo

O objetivo desse relatório é apresentar as experiências vividas em sala de aula, como também buscar novas metodologias de ensino para enriquecer e melhorar a aprendizagem dos alunos, com o uso de equipamentos tecnológicos. O presente trabalho foi desenvolvido no Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia– Catolé do Rocha – PB.   Trata das atividades referentes ao componente curricular Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura Plena em Ciências Agrárias, da Universidade Estadual da Paraíba campus IV, onde na ocasião foi realizadas intervenções em sala de aula, pesquisas de referências bibliográficas dos conteúdos aplicados no estudo, em específico o momento de intervenção em sala de aula. A partir das avaliações desse estudo, conclui-se pela necessidade de implementação de práticas direcionadas ao uso de equipamentos tecnológicos para possibilitar o melhor desenvolvimento do ensino e aprendizagem no ambiente escolar.

Biografia do Autor

ALBANISA PEREIRA DE LIMA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

RESUMO NA ÁREA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias e Gestão do Conhecimento na Escola. In: VIEIRA, A. T.; ALMEIDA, M. E. B. de.; ALONSO, M. (Org.). Gestão Educacional e Tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003.

BIANCHI, A. C. M.; ALVARENGA, M.; BIANHCI, R. Orientação para o estágio em licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

MORAN, J. M. Ensino e Aprendizagem inovadores com tecnologia auditivas e temáticas. In MORAN, J M; MASETTO, M,T.; BEHRENS, M. As novas tecnologias e mediação pedagógica. 1 ed. São Paula: Papirus, 2000.

PIMENTA, S. G.; LIMA M. S. L. Estágio e docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

RAMOS, M. R. V. O uso de tecnologias em sala de aula. Revista Eletrônica: LEMPES – PIBID de Ciências Sociais – UEL. V.1, Pg. 1-16, jul-dez. 2012.

PIVATO, M. G.; OLIVEIRA, M. R. F. O uso das novas tecnologias educacionais com alunos do 3º ano do ensino médio. In: III JORNADA DIDATICA DESAFIOS PARA A DOCÊNCIA E II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CEMAD. 2014, Londrina. Anais... Paraná: UEL, 2014. Pg 318-328.

SANCHO, J. M. (Org.). Para uma tecnologia educacional. 2. ed. Porto Alegre:

Artmed, 2001.

SEEGGER, V; CANES, S. E; GARCIA. C. A. X. Estratégias tecnológicas na prática pedagógica. Monografias Ambientais. v. 8, n. 8, p. 1887 – 1899, AGO, 2012.

SUASSUNA, SOBRINHO, N. Gêneros Digitais como Ferramenta de Ensino Aprendizagem. 2014. 39 p. Monografia (Especialização) Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares da EAD – Universidade Estadual da Paraíba, Pro Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, 2014.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

SANTOS, A. P. D. L., MELO, E. C., SUASSUNA SOBRINHO, N. S., LIMA, W. V. S., SUASSUNA, C. F., & MELO, D. R. M. (2018). ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A Importância dos Equipamentos Tecnológicos no Ambiente Escolar. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 7(5), 16–20. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/5662

Edição

Seção

VIII Semana de Licenciatura em Ciências Agrárias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)