A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA COMO FATOR DIFICULTADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA

Autores

  • Alêssa Cristina Meireles de Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Évila Rayanne Lima de França Meireles UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Sinara França Gonçalves UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Fabiana Ferraz Queiroga Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)

Palavras-chave:

Violência, Educação Superior, Qualidade de Vida.

Resumo

O cenário das Instituições de Ensino Superior é de grande relevância no que se refere aos impactos que este pode causar na saúde física e mental dos discentes. A violência simbólica, por sua vez, configura-se como um fator muitas vezes dificultador e prejudicial para a saúde de quem é atingido por ela. O trabalho teve como objetivo refletir sobre a violência simbólica como fator dificultador da aprendizagem no ensino superior e sua influência na qualidade de vida dos estudantes. Metodologia: Estudo teórico-reflexivo construído a partir dos conceitos nucleares de Pierre Bourdieu. Resultados e discussão: a violência simbólica é despercebida, devido a naturalidade pela qual é expressa no meio social e tende a continuar se repetindo com passar dos anos. A adaptação, o tempo e a desmotivação são alguns dos principais fatores dificultadores do aprendizado. Conclusão: reforça-se a necessidade de organização para os discentes, por meio de hábitos e roteiros de estudos que lhes sejam favoráveis para o aprendizado e auxílio para equilibrar o tempo e aos docentes, o desenvolvimento de capacitações direcionadas aos mesmos, voltadas para o uso de metodologias ativas que contribuam para a promoção de novos métodos e abordagens para se trabalhar com os estudantes

Referências

ALMEIDA, A.C.P.F; QUINTAS, H.L; GONÇALVES, T.I.C. Estudantes não-tradicionais no ensino superior: barreiras à aprendizagem e na inserção profissional. Laplage em Revista, v. 2, n. 1, p. 97-111, 2016.

ALVES, E.F. Diálogos com Pierre Bourdieu e Passeron sobre o Sistema de Ensino e Suas (Im) Possibilidades. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação-UFMS, v. 22, n. 42/44, 2017.

BALDISSERA, V.D.A; BUENO, S.M.V. A Educação Permanente em Saúde e a educação libertária de Paulo Freire. Rev. Cienc. Cuid. Saúde. Maringá, Paraná. V. 13, n. 2. Universidade Estadual de Maringá. Abril/Jun, 2014.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. 11ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

BOURDIEU, P; PASSERON, J. Les héritiers: les étudiants et la culture. Minuit, 2016.

BRADNT, J. Violência simbólica: uma reflexão acerca do habitus docente. 39f. Monografia – Centro Universitário UNIVATES, Universidade do Vale do Taquari, 2014.

CAMPOS, R.R. Classes sociais, consumo e violência simbólica. Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais, n. 19, 2015.

CANEPA, E.B.S; CARDOSO, A.I.Q; RICARDINO, A.R. O enfermeiro e a promoção da qualidade de vida aos idosos: uma revisão. Interbio. Maio, v. 8, n. 1, p. 57-62, 2014.

CARLOTTO, R.C; TEIXEIRA, M.A.P; DIAS, A.C.G. Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários. PsicoUSF. Bragança Paulista, SP. Vol. 20, n. 3 (set./dez. 2015), p. 421-432, 2015.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. Cortez Editora, 2016.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Bookman Editora, 2009.

FERNANDES, M.C. Identidade profissional do enfermeiro na atenção básica: enfoque nas ações de gerência do cuidado expressas nas articulações do campo e habitus. 157f. Tese (Doutorado) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Ceará, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. 256p.

FREIRE, P. Política e educação. 1ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014. 144p.

JENKINS, Richard. Pierre Bourdieu. Routledge, 2014.

MACEDO,L.M.M. Adoecimento mental no trabalho: Estudo de caso numa secretaria de saúde de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário UNA. Programa de Pós-graduação em Administração, 2015.

NASCIMENTO, T; PENA, A. D. C. C; SILVA, A; SALES, S; PÍCOLI, R. A; FABRINO, D. L. Análise do nível de conhecimento e motivação de alunos do ensino médio rumo ao ensino superior: Projeto Diálogos sobre o que Significa Cursar Engenharia. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 6, n. 1, p. 7-13, 2015.

OLIVEIRA, L.E.S; VOLPATO, G. A influência do capital cultural e da violência simbólica na evasão. Revista Contrapontos, v. 17, n. 1, p. 138-159, 2017.

SANTOS, M.A. Uma leitura do campo jurídico em Bourdieu. Revista Científica da FENORD, v. 1, p. 90-105, 2011.

SILVA, L.P; DIAS, L.C.F; SILVA, J.S. Ensino Superior, mobilidade social e dominação: uma análise à luz dos conceitos de Bourdieu e da teoria institucional. RACE-Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 14, n. 3, p. 1145-1174, 2015.

SOUSA, C.G;CURY, N.A.S; OLIVEIRA, N.F; DE FREITAS SALATIEL, M; SANTOS, E. M; SANTOS, N. S; ... & SILVA, D. S. Nível de estresse em universitários–trabalhadores dos últimos períodos de uma instituição privada de Uberlândia-MG. e-RAC, v. 7, n. 1, 2018.

Downloads

Publicado

2020-03-19

Como Citar

Meireles de Brito, A. C., Lima de França Meireles, Évila R., Gonçalves, S. F., & Queiroga Freitas, F. F. (2020). A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA COMO FATOR DIFICULTADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(3). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6826