História, Técnica e Cultura Uma Análise Hermenêutica a partir de Umberto Galimberti

Autores

  • Deise Silva de Castro PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i2.11270

Palavras-chave:

Tempo; Técnica; História; Identidade Cultural.

Resumo

O presente artigo tem a intenção de analisar a relação entre técnica, história e cultura a partir da perspectiva do autor Umberto Galimberti, evidenciando a influência da técnica nas transformações da sociedade contemporânea. Segundo essa perspectiva, a técnica não apenas serve como meio, mas também se torna um fim em si mesma, priorizando a eficiência e a funcionalidade em detrimento da preservação da identidade cultural. A obra que servirá de base para a pesquisa é Psiche e Techne: O Homem na Idade da Técnica (2006), e o estudo será conduzido por meio de uma abordagem de natureza básica, com pesquisa puramente bibliográfica. A investigação propõe um percurso hermenêutico para explorar com clareza a visão galimbertiana, sendo estruturada em três partes principais: (i) Discute-se a conexão entre tempo e história, diferenciando o tempo enquanto percepção cultural e a história como uma narrativa construída; (ii)Aborda-se o “tempo dos deuses” e o “tempo dos humanos”, refletindo sobre a transição marcada pela técnica e o consequente afastamento do sagrado; (iii) Explora-se a “idade da técnica”, em que a funcionalidade técnica esvazia o significado da história, reduzindo-a a um fluxo indiferente no tempo e comprometendo sua essência enquanto narrativa significativa.

Palavras-chave: Tempo; Técnica; História; Identidade Cultural.

Biografia do Autor

Deise Silva de Castro, PUCRS

Graduada em Filosofia pela PUCRS, com experiência na área como estagiária pelo PIBID (Colégio Estadual Florinda Tubino Sampaio), em 2019. Em 2020, iniciou como bolsista no CNPq. No mesmo ano, participou da Maratona de Inovação PUCRS, que reuniu alunos das 7 Escolas da PUCRS para pensarem juntos em soluções para desafios envolvendo a temática Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis. Em 2021, foi bolsista de iniciação científica do CNPq . Mestranda em Filosofia (PUCRS/CAPES).

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Trad. Ana Maria Valente. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

ARTICA, Andrea; ALMEIDA, Sandra Rejane Viana de; GHELDIN, Evandro. “Relação entre técnica, ciência e tecnologia: um olhar filosófico de Habermas e Galimberti”. In: Rev. Eletrônica Pesquiseduca, vol. 15, nº 39, 2023, p. 544-558. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/issue/view/128.

GALIMBERTI, Umberto. Psiche e Techne: O Homem na Idade da Técnica. Trad. José Maria de Almeida. São Paulo: Paulus, 2006.

___. Rastros do sagrado: O cristianismo e a dessacralização do sagrado. Trad. Euclides Luiz Calloni. São Paulo: Paulus, 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro.7ª ed. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2003.

HEIDEGGER, Martin. Serenidade. Trad. Maria Madalena Andrade e Olga Santos. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.

HERÓDOTO. História. Trad. Mario da Gama Kury. Brasília: UnB, 1985.

HOMERO. llíada. Trad. Frederico Lourenço. Lisboa: Cotovia, 2005.

OLIVEIRA, Eva Aparecida. “A Técnica, a techné e a tecnologia”. In: Rev. Eletrônica Ítinerarius Reflectionis, vol. 4, nº 2, 2008. DOI: 10.5216/rir.v2i5.510. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/20417.

PESSOA, Rodrigo Rizério de Almeida. “Da Ambivalência Simbólica À Equivalência Geral: O Corpo Em Umberto Galimberti”. In: Outragem: Revista de Filosofia, vol. 5, nº 8, 2018, p. 275-291. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/outramargem/issue/view/676.

PLATÃO. Diálogos. Vol. XI. Timeu – Crítias – o 2º Alcibíades – Hípias Menor. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: Universidade Federal do Pará:1977.

SCHWARTZ, Suzana. “Aprendizagem: questão de ritmo?” In: ABRAHAO, Maria Helena M.B. (Org.) Professores e alunos: aprendizagens em comunidades de prática educativa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, p. 1-18.

SILVA, Alcione Carvalho da. O sagrado e o Profano na Autonomia do Homem Moderno. Dissertação de Mestrado em Teologia. Programa de Pós-Graduação em Teologia. Porto Alegre: PUCRS, 2013.

SOARES, Ismar de Oliveira. “Educomunicação e terceiro entorno: diálogos com Galimberti, Echeverría e Martín-Barbero”. In: Comunicação & Educação, vol. 15, nº 3, 2010, p. 57-66. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44845.

VARGAS, Milton. Para uma filosofia da tecnologia. São Paulo: Alfa-Omega, 1994.

Downloads

Publicado

2025-06-18

Como Citar

Castro, D. S. de. (2025). História, Técnica e Cultura Uma Análise Hermenêutica a partir de Umberto Galimberti: . Revista Brasileira De Filosofia E História, 14(2), 1031–1039. https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i2.11270