Análise do PNAE, no Instituto Federal da Paraíba, campus Patos: fortalecimento da agricultura familiar
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i2.11425Palavras-chave:
Chamada pública, Desenvolvimento socioeconômico, Segurança alimentarResumo
O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de realizar uma análise aprofundada de um programa do governo federal voltado ao incentivo à alimentação escolar e ao fortalecimento da agricultura familiar. A pesquisa concentrou-se especificamente na avaliação da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Instituto Federal da Paraíba – Campus Patos, com a finalidade de identificar possíveis entraves em sua implementação, bem como destacar a relevância do programa para o desenvolvimento da agricultura familiar na região. A metodologia adotada consistiu na realização de pesquisa bibliográfica e documental. Para a obtenção das informações necessárias, foram utilizadas como base publicações acadêmicas, livros, artigos científicos e documentos institucionais relacionados aos processos de compra, especialmente aqueles vinculados às chamadas públicas promovidas pela instituição. A partir da análise e comparação dos dados coletados, foi possível observar que a gestão do Campus Patos tem demonstrado compromisso com o cumprimento das diretrizes e finalidades do PNAE, mesmo diante das particularidades do contexto local. Os dados analisados permitiram concluir que as aquisições realizadas com os recursos do programa têm efetivamente contribuído para impulsionar a agricultura familiar na região. Essa constatação pode ser verificada tanto pelo número significativo de proponentes e fornecedores oriundos da agricultura familiar quanto pela procedência dos produtos adquiridos e pela participação ativa dos grupos locais no processo de fornecimento.
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