A LITERATURA HISPÂNICA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DA PARAÍBA FRENTE AOS DIREITOS HUMANOS

  • Marcos Vicente Marçal Centro Universitário de Patos - UNIFIP Faculdade Vale do Pajeú - FVP
  • Francisco das Chagas Bezerra Neto https://orcid.org/0000-0001-9622-206X
  • Cícera Gomes Bezerra
  • Caetano José de Lima

Resumo

O propósito do presente estudo é analisar o Plano Pedagógico Curricular do curso de Letras Espanhol das universidades públicas do Estado da Paraíba, com o objetivo de detectar sua pertinência no âmbito dos direitos humanos, tendo em vista o plano contemporâneo da literatura. O caminho metodológico seguido é aquele indicado pelo método dedutivo, com o auxílio em alguns momentos do método comparativo, tendo como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa, formando uma pesquisa descritiva-exploratória. A parte da pesquisa acadêmica em questão, foi possível considerar que a formação de Letras em Espanhol no Estado da Paraíba consegue reunir em seus PPC’s diversas disciplinas que compreendem uma capacitação no ambiente da língua castelhana e hispano-americana que possibilitam o acesso a literatura enquanto direito humano, criando profissionais reflexivos e criticidade.

Biografia do Autor

Marcos Vicente Marçal, Centro Universitário de Patos - UNIFIP Faculdade Vale do Pajeú - FVP
Ma em Ciências da SaúdeDra e Pós-Doutora em Promoção de Saúde
Pós-Doutora em Sistemas Agroindustriais pela UFCG, campus Pombal-PBDocente no Curso de Medicina da UNIFIP, Patos-PBDocente no Curso de Enfermgem e Direito na FVP, São José do Egito-PEEditora-Chefe REBES

Referências

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf.> Acesso: 04/09/2018.

BRASIL. Parecer CNE/CES 492/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Letras. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf.> Acesso em: 03/09/2018

CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. São Paulo: Ciência e Cultura (9); 803-809, set., 1972.

CANDIDO. A. O direito à literatura. In: LIMA, A.. O direito à literatura. Recife: EDUFPE, 2014.

COSSON, R.; PAULINO, G.. A literatura no território dos direitos humanos. In: LIMA, A. de et al. O direito à literatura. Recife: EDUFPE, 2014.

DECLARAÇÃO Universal dos direitos humanos. Disponível em: < https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf> Acesso em: 02 out. 2015.

DICIONÁRIO de direitos humanos. Disponível em: <http://escola.mpu.mp.br/dicionario/tiki-index.php?page=Literatura> Acesso em: 04/09/2018

MILREU, I. O direito às literaturas hispânicas nas instituições públicas de ensino superior do estado da Paraíba. In: Anais do I Simpósio de Glotopolítica e Integração Regional, de 18 a 20 de novembro de 2015 / Organizadoras: Andrea Silva Ponte et al. – João Pessoa: Editora da UFPB, 2017.

LLOSA, M. V. A literatura e a vida. In: A verdade das mentiras. São Paulo: Arx, 2004.

Universidade Estadual da Paraíba. Projeto Pedagógico de Curso PPC: Letras Espanhol (Licenciatura). CEDUC; Núcleo docente estruturante. Campina Grande: EDUEPB, 2016.

Universidade Federal de Campina Grande. Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Língua Espanhola (graduação). Conselho Universitário. Campina Grande: Câmara Superior de Ensino, 2014.

Universidade Federal da Paraíba. CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS (graduação). Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. João Pessoa: Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, 2006.

Publicado
2019-10-24
Como Citar
Marçal, M. V., Bezerra Neto, F. das C., Bezerra, C. G., & Lima, C. J. de. (2019). A LITERATURA HISPÂNICA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DA PARAÍBA FRENTE AOS DIREITOS HUMANOS. Revista Brasileira De Filosofia E História, 8(1), 31-38. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/7357
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 > >>