O contrato social de Rousseau em uma visão sobre o homem na sociedade atual e no seu estado de natureza

Autores

  • José Cândido da Silva Nóbrega Universidade Federal de Campina Grande - UFCG https://orcid.org/0000-0002-0976-3763
  • José Marcolino Neto
  • Cinthya Nathaly Pereira Cardoso
  • Barbara Moraes de Mello
  • João Paulo Borges de Queiroz

Resumo

Neste artigo é realizado uma breve noção a respeito do contrato social de Rousseau, apresentando suas funções na sociedade, analisando como se deu esse processo e seus principais objetivos. Além disso, também é abordado sobre o estado natural do homem na visão de Rousseau, analisando o seu estado natural no mundo atual, em que a sociedade é seu principal agente de formação, não sendo mais a natureza. Observando seu comportamento atual, diferenciando do pensamento de homem apresentado por Rousseau. Ademais, é discorrido acerca dos fundamentos teórico sobre estado natural do homem na visão de Thomas Hobbes, analisando a diferença do pensamento de Rousseau, e estudando a relação deste com o homem atual.

Biografia do Autor

José Cândido da Silva Nóbrega, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduado em Administração; Graduado em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR); MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Especialista em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco; Mestre pelo PPGSA – UFCG e Mestre em Negócios Internacionais -MUST.

Referências

ACHA, J.A; PIVA, S.I. Antropologia Filosófica. Batatais: Claretiano, 2012. Unidade 1.

CABRAL, J. F. P. "Hobbes e o estado de natureza"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/hobbes-estado-natureza.htm>. Acesso em 14 de setembro de 2016.

COTRIM, G. Fundamentos de filosofia/ Gilberto Cotrim, Mirna Fernandes – 2.ed- São Paulo: Saraiva, 2013.

Starobinski, J. Jean Jacques Rousseau. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/biografias/rousseau.htm>. Acesso em: 27 de maio de 2016.

Downloads

Publicado

2021-01-20

Como Citar

Nóbrega, J. C. da S., Neto, J. M., Cardoso, C. N. P., Mello, B. M. de, & Queiroz, J. P. B. de. (2021). O contrato social de Rousseau em uma visão sobre o homem na sociedade atual e no seu estado de natureza. Revista Brasileira De Filosofia E História, 10(1), 44–50. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/8641

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2