Os desafios do ensino superior durante a pandemia da Covid-19

  • Ana Angélica Bezerra Cavalcanti Universidad del Museo Social Argentino
  • Juliana Gonçalves Bezerra Universidade Federal de Campina Grande
  • Hyago Pires Nogueira Universidade Federal de Campina Grande
  • Ingrid Quirino Ribeiro Universidade Federal de Campina Grande
  • Hugo Sarmento Gadelha Universidad del Museo Social Argentino
  • Elaine Cristina Diniz da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Vitória Maria Alexandrino Universidade Federal de Campina Grande
  • Emily de Oliveira Silva Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

O presente estudo vislumbra analisar o Ensino Superior a Distância, tendo como parâmetro o cenário pandêmico. Nessa perspectiva, este artigo, através da pesquisa descritiva, método dedutivo, coleta de dados documental e bibliográfica, procedeu-se de modo a realizar uma análise crítica acerca do ensino remoto superior embutido no cenário pandêmico em âmbito nacional, bem como o transcorrer das inovações tecnologias e das redes de comunicação. Não obstante, elucidou também as principais vantagens ofertadas pela forma de ensino a distância. Por fim, diante da problemática exposta, buscou-se, embasado nos princípios de equidade, economicidade e razoabilidade, elucidar a necessidade do Estado, pautado na defesa dos direitos humanos e no respeito ao bem-estar dos universitários, buscar uma educação estada no hodierno processo de comunicação educacional e a conjuntura de ensino e de aprendizagem propiciada pela realidade forçosa da pandemia da COVID-19, visto os incômodos substanciais causados ao Estado Democrático de Direito pela não observância dessas garantias.

Publicado
2022-02-18
Como Citar
Cavalcanti, A. A. B., Bezerra, J. G., Nogueira, H. P., Ribeiro, I. Q., Gadelha, H. S., Silva, E. C. D. da, Alexandrino, V. M., & Silva, E. de O. (2022). Os desafios do ensino superior durante a pandemia da Covid-19. Revista Brasileira De Filosofia E História, 11(1), 126-138. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/9293
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)