Avaliação da rotulagem de leite em pó comercializado na cidade de Pau dos Ferros-RN

Conteúdo do artigo principal

Antônia Victória Fernandes
Géllyda Jennyfer Ferreira Lima
Letícia Amaro Vieira
Francisco Lucas Chaves Almeida
Emanuel Neto Alves de Oliveira
Silvana Nazareth Oliveira

Resumo

A rotulagem de um produto é um dos principais requisitos avaliados no momento da compra pelo consumidor. O Brasil conta com resoluções que regulamentam a rotulagem nutricional de diversos produtos, dentre os quais o leite em pó se encontra. O leite em pó é o produto obtido a partir da desidratação do leite de vaca que seja apto para o consumo. Desta forma, o trabalho teve por objetivo verificar a rotulagem de leite em pó de diversas marcas. A pesquisa foi realizada no comercio local de Pau dos Ferros-RN com auxílio de tabelas para a coleta dos dados.  Diante da análise posterior dos resultados foi possível identificar que todas as amostras apresentaram a lista de ingredientes, as informações e distribuições obrigatórias, e apenas 20% não apresentaram o teor de colesterol e de gordura trans, constatando-se assim que, houve uma preocupação das marcas analisadas quanto à rotulagem nutricional de seu produto, porém ainda existem falhas nas rotulagens que devem ser observadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Fernandes, A. V., Ferreira Lima, G. J., Vieira, L. A., Almeida, F. L. C., de Oliveira, E. N. A., & Oliveira, S. N. (2017). Avaliação da rotulagem de leite em pó comercializado na cidade de Pau dos Ferros-RN. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 7(1), 38–41. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBAGRO/article/view/4717
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Emanuel Neto Alves de Oliveira, IFRN

Doutor em Engenharia Agricola

Referências

ABRANTES, V. R. S.; TABAI, K. C. Rotulagem nutricional: averiguação de leites em pó e alimentos em pó à base de soja. Revista Ciências da Vida, Seropédica-RJ, v. 30, n. 1, p.1-22, jan-jun. 2010.

ALMEIDA, F. L. C.; OLIVEIRA, T. M. Q. de; ARAUJP, M. G. de; OLIVEIRA, C. A. de; FREITAS, P. V. C. de; MEDEIROS, J. A. de; SANALLY, W. N.; FREITAS, E. N. de. Avaliação de informações contidas em rótulos de café torrado e moído comercializados no município de Pau dos Ferros- RN. In: I Encontro Nacional da Agroindústria. Anais do I Encontro Nacional da Agroindústria, Bananeiras, 2015.

ARAUJO, C. D. L. de.; AMEIDA, A. R. L. de; ALVES, M. M. L.; COSTA, G. F. da; COSTA, A. R. da; MELO, A. M. de; LOPES, R. R.; SILVA-FILHO, C. R. N. da. Análise de rotulagem de leites UHT comercializados na cidade de Remígio-PB. In: I Encontro Nacional da Agroindústria. Anais do I Encontro Nacional da Agroindústria, Bananeiras, 2015.

BRASIL, Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002. Aprovar o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 23 set. 2002.

BRASIL. Ministério da Agricultura do Abastecimento e da Reforma Agrária. Portaria – nº146, de 07 de maro de 1996. Regulamento Técnico de identidade e qualidade de leite em pó. Diário Oficial da União, Brasília, 07 Mar. 1996.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução (ANVISA). Resolução RDC n° 359, de 23 de dezembro de 2003b. Regulamento Técnico de Porções de Alimentos Embalados para fins de Rotulagem Nutricional. Diário Oficial da União, Brasília, 26 Dez. 2003a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução RDC n° 360, de 23 de dezembro de 2003a. Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional. Diário Oficial da União, Brasília, 26 Dez. 2003b.

MACHADO, S. S.; SANTOS, F. O.; ALBINATI, L. P. R. Comportamento dos consumidores com relação à leitura de rótulos de produtos alimentícios. Revista alimentos nutrição, Araraquara, v 17, n 1, p. 97-193, 2006.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)