AVALIAÇÃO DOS RÓTULOS DE DIFERENTES MARCAS DE IOGURTE COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE PAU DOS FERROS – RN

Conteúdo do artigo principal

Bruno Fonsêca Feitosa
Jorge Henrique Andrade Mesquita
Cíntia Gabriela de Souza Lacerda
Emanuel Neto Alves de Oliveira
Rosane Liege Alves de Souza
Silvana Nazareth de Oliveira

Resumo

A rotulagem é uma importante área da Embalagem e Logística, que objetiva apresentar ao consumidor informações essenciais do produto comercializado, dentre as quais: ingredientes, nutrientes e validade. Como o iogurte é um alimento apreciado por todas as idades, é necessário que as informações estejam presentes para auxiliar o consumidor na compra, estas que devem seguir, especialmente, a legislação RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002, e RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003. Desta forma, este trabalho objetivou analisar diferentes rótulos de nove marcas de iogurte em supermercados de Pau dos Ferros-RN, bem como, avaliar sua adequação conforme a legislação. Dentre as amostras avaliadas, apenas uma atendeu às exigências dos regulamentos, mesmo considerando que a ausência de informações no rótulo poderá induzir o consumidor ao erro, de modo que se torna necessária uma maior fiscalização dos órgãos responsáveis para garantir a segurança dos consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Feitosa, B. F., Mesquita, J. H. A., Lacerda, C. G. de S., de Oliveira, E. N. A., de Souza, R. L. A., & de Oliveira, S. N. (2017). AVALIAÇÃO DOS RÓTULOS DE DIFERENTES MARCAS DE IOGURTE COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE PAU DOS FERROS – RN. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 7(1), 13–16. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBAGRO/article/view/4709
Seção
Artigos

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução - RDC n° 259, de 20 de setembro de 2002. Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados. Diário Oficial da União, Brasília, 23 Nov. 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução - RDC n° 359, de 23 de dezembro de 2003. Regulamento Técnico de Porções de Alimentos Embalados para fins de Rotulagem Nutricional. Diário Oficial da União, Brasília, 26 Dez. 2003a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução - RDC n° 360, de 23 de dezembro de 2003. Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional. Diário Oficial da União, Brasília, 26 Dez. 2003b.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução - Lei nº 10.674, de 16 de maio de 2003. Regulamento Técnico obrigatório para os produtos alimentícios embalados, que devem informar sobre a presença de glúten, como medida preventiva e de controle da doença celíaca. Diário Oficial da União. 2003c.

COSTA, G. N. S.; MENDES, M. F.; ARAUJO, I. O.; PEREIRA, C. S. S. Desenvolvimento de um Iogurte Sabor Juçaí (Euterpe edulis Martius): Avaliação Físico-química e Sensorial. Revista Eletrônica TECCEN, Vassouras, v. 5, n. 2. p.43-58, ago. 2012.

FERREIRA, A. B.; LANFER-MARQUEZ, U. M. Legislação brasileira frente à rotulagem nutricional de alimentos. Revista de Nutrição, v. 20, n. 1, p.83-93, 2007.

FIDELIS, V. R. L.; PEREIRA, E. M.; SILVA, W. P.; GOMES, J. P.; SILVA, L. A. Produção de sorvetes e iogurtes a partir dos frutos figo da índia e mandacaru. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Pombal, v. 10, n. 4, p.17-21, out. 2015.

EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Fórum das Américas: debate sobre a importância do leite na alimentação humana, 2010. Disponível em: <http://www.cienciadoleite.com.br/?action=2&n=272>. Acesso em: 08 ago. 2016.

MÜLLER, E. E. Qualidade do leite, células somáticas e prevenção da mastite. In: II Simpósio sobre Sustentabilidade da Pecuária Leiteira na Região Sul do Brasil, Maringá, p.206-17, 2002.

PAIVA, A. J.; HENRIQUES, P. Adequação da rotulagem de alimentos diet e light ante a legislação específica. Revista Baiana Saúde Pública, p. 9–48, 2005.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>