RELATO DE EXPERIÊNCIA: ANÁLISE DE ALIMENTOS EM DEBATE

  • Marcelo Edvan dos Santos Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE Unidade acadêmica de Garanhuns
  • Angelica Simplício da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE
  • Juliana Hellen da Silva Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE
  • Emerson Rodrigues Costa Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE
  • Suzana Pedroza da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE

Resumo

A discussão temática foi promovida por alunos do Curso de Engenharia de Alimentos da UFRPE/UAG visando estimular os discentes ao desenvolvimento de suas habilidades analíticas e decisórias, expondo-lhes a situações rotineiras na vida do profissional desta área. Este trabalho consistiu na elaboração/seleção, apresentação e discussão de casos envolvendo Análises de Alimentos desenvolvidos por discentes e docentes, publicados em anais de eventos e revistas, assim como em artigos científicos e experiências na indústria de alimentos. Foram contemplados todos os alunos, principalmente alunos do primeiro ao quarto período, onde ocorre maior número de evasão. Os alunos do quinto e sexto período participaram na condição de instrutores do debate. Esta foi a primeira edição do projeto, entretanto, esperamos que seja reeditado anualmente, principalmente por causa da evidente motivação e relatos positivos entre todos os envolvidos, o qual promoveu conhecimento e interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Edvan dos Santos Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE Unidade acadêmica de Garanhuns
Graduando em engenharia de alimentos, UFRPE, Garanhuns.
Angelica Simplício da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE
Graduanda em engenharia de alimentos, UFRPE, Garanhuns.
Juliana Hellen da Silva Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE
Graduanda em engenharia de alimentos, UFRPE, Garanhuns.
Emerson Rodrigues Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE
Graduando em engenharia de alimentos, UFRPE, Garanhuns.
Suzana Pedroza da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE
Doutora em Engenharia Química, Professora de Química Analítica e Análises de Alimentos, UFRPE, Garanhuns.

Referências

ANDRÉ, M. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n.40, p 95-103, jul/dez. 2013.

ELLET, W. Manual de estudo de caso: como ler discutir e escrever casos de forma persuasiva. Porto Alegre: Bookman, 2008.

ERSKINE, J., MAUFFETTE-LEENDERS, L. A., LEENDERS, M. R. Teaching with cases. Ontario: Ivey Publishing, 1998.

FARIA, F. L., REIS, I. F. A percepção de professores e alunos do ensino médio sobre a atividade estudo de caso. Ciência e educação. v. 22, Junho, 2016.

GOMEZ, M. F., REMOR, C. R., MARCO, M. T., BETZEK, S. B. F. Evasão na engenharia: O caso dos cursos da UTFPR campus medianeira tendo como acesso o SISU. Revista científica inovação e tecnologia, UTFPR, 1. ed. Medianeira, v.1, n.11, 2015.

GRAHAN, A. Estudo de caso para ensino e aprendizagem no setor público. ENAP, Estudos de caso, 2010. 213f. Disponível em:< http://www.enap.gov.br/documents/586010/603692/livro_andrew_graham.pdf/23978315-5ae5-462c-9b6d-760e052590ec>. Acesso em: 10 set. 2017.

SOUZA, I. M. Causas de evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1999. 150f.

VENTURA, M. M. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, p. 383-386, set./out. 2007. Disponível em: <http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/2007_05/a2007_v20_n05_art10.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2017.

Publicado
2017-11-23
Como Citar
Silva, M. E. dos S., da Silva, A. S., Melo, J. H. da S., Costa, E. R., & da Silva, S. P. (2017). RELATO DE EXPERIÊNCIA: ANÁLISE DE ALIMENTOS EM DEBATE. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 7(2), 08-11. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBAGRO/article/view/5004
Seção
Artigos