IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE 5S EM CENTRO DE PESQUISA UNIVERSITÁRIO

  • Renato Henrique Florêncio Teixeira Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Maria Camila de Barros Silva Leite Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Luan da Costa Pereira Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Keila Aparecida Moreira Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Suzana Pedroza da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Resumo

Diante das inúmeras atividades laboratoriais desenvolvidas em centros de pesquisa universitários é necessária uma gestão de riscos e ambiental para alcançar e manter excelência na qualidade científica com segurança e preservação ambiental. Para alcançar esta meta, foi implementado o sistema de gestão da qualidade 5S no CENLAG/UAG/UFRPE quanto à busca da eficácia das ações, as questões ambientais abrangidas pelas ações e, as motivações pela tomada de atitudes. Este trabalho possibilitou aos laboratórios atender requisitos organizacionais e a consolidação de uma cultura voltada à melhoria contínua, segurança e preservação ambiental, tais como a implementação de rotinas de identificação de não conformidades, elaboração de POP’s, coleta seletiva e capacitação de pessoal. Logo, a implementação do 5S vem fortacelendo a qualidade, segurança e preservação do meio ambiente na rotina do CENLAG/UAG/UFRPE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Henrique Florêncio Teixeira, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Graduando em engenharia de alimentos, UFRPE, Garanhuns-PE

 

 

Maria Camila de Barros Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutoranda em Agronomia, Técnica de Laboratório, UFRPE, Garanhuns-PE

Luan da Costa Pereira, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Licenciado em Química, Técnico de Laboratório, UFRPE, Garanhuns-PE  

Keila Aparecida Moreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Médica Veterinária, Doutora em Ciências Biológicas, UFRPE, Garanhuns-PE
Suzana Pedroza da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Doutora em Engenharia Química, Professora de Química Analítica e Análises de Alimentos, UFRPE, Garanhuns-PE

Referências

ANDRADE, P.H.S. O impacto do programa 5S na implantação e manutenção de sistemas da qualidade. 2002. 158f. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2002.

AVILA Neto, C.A.; STEFENON, S.F.; ARRUDA, P.A.; KLAAR, A.C.R.; LIMA, L.C. Aplicação dos 5S e das Ferramentas da Qualidade para Gestão de Riscos da Segurança e Saúde no Trabalho. Revista Espacios. Vol. 38 (Nº 17) Año 2017. Pág. 23-35.

BARBIERI, J.C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2004.

FRAGA, H.C.J.R., FUKUTANI, K.F., CELES, F.S., BARRAL, A.M.P., OLIVEIRA, C.I. Avaliação da implementação de um sistema de qualidade em um laboratório de pesquisa básica: viabilidade e impactos. Gestão e Economia em Saúde. Einstein. 2012;10(4):491-7.

LOPES, J. C. C. Gestão da Qualidade: Decisão ou Constrangimento Estratégico. Dissertação de Mestrado em Estratégia Empresarial. 76f. Universidade Europeia – Laureate International Universities. Lisboa – Portugal. 2014.

MENDES, M. F. O impacto dos sistemas QAS nas PME portuguesas. Dissertação de Mestrado em Engenharia Industrial - Área de Especialização Qualidade, Segurança e Manutenção. 2007. 177f. Universidade do Minho, Minho, Portugal. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1822/7967> Acessado em: 20/08/2017.

NBR ISO31000. Gestão de Riscos – Princípios e Diretrizes. Rio de Janeiro: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. 2009.

RUPPENTHAL, J. E. Gerenciamento de Riscos. Santa Maria: UFSM. 2013.

SANTOS, N. C. R. DOS, SCHMIDT, A. S., GODOY, L. P., & PEREIRA, A. S. Implantação do 5S para qualidade nas empresas de pequeno porte na região central do Rio Grande do Sul. XIII SIMPEP: Bauru. 2006.

SILVA, C.E.S., SILVA, D.C., NETO, M.F., & SOUSA, L.G.M. 5S – Um programa passageiro ou permanente? XXI ENEGEP. 2001.

SOUZA, J. E. F., E VIEIRA, E. M. - QUALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO NO FÓRUM DA COMARCA DE PATOS/PB - Universidade Estadual da Paraíba. 2014.

Publicado
2017-11-23
Como Citar
Teixeira, R. H. F., Silva Leite, M. C. de B., Pereira, L. da C., Moreira, K. A., & da Silva, S. P. (2017). IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE 5S EM CENTRO DE PESQUISA UNIVERSITÁRIO. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 7(2), 27-31. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBAGRO/article/view/5096
Seção
Artigos