Percepções de agentes comunitários de saúde sobre a educação em saúde a partir de práticas de cura populares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.9712

Palabras clave:

Educação em saúde, agentes comunitários de saúde, narrativas, práticas de cura

Resumen

O artigo trata dos resultados de uma pesquisa qualitativa na área da educação em saúde, realizada com um grupo de oito agentes comunitários de saúde (ACS), atuantes na atenção básica, bem como, treze famílias atendidas por eles em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. A investigação objetivou ouvir narrativas e captar imagens de práticas laborais e de cura que se articulam, enquanto processos educativos. Foram realizados cinco encontros mensais com o grupo de ACS, com roteiros semiestruturados, permitindo que assumissem o papel de narradores e ocorreram visitas a famílias, nas quais foram estimuladas novas narrativas e registros fotográficos das “práticas de cura” valorizadas por elas. Por fim, realizou-se uma exposição com cinquenta fotografias e nova reflexão com o grupo de agentes envolvidos. As reflexões ocasionaram ressignificações sobre as práticas de cuidado que manejam, sobre os seus modos de compreensão acerca das práticas de cura desempenhadas pelas famílias que atendem e, principalmente, sobre os processos de educação em saúde que promovem e nos quais se inserem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARAÚJO, E. F. S. et al. Os agentes comunitários de saúde e as práticas educativas: potencialidades e fragilidades. Revista de enfermagem da UERJ, Rio de Janeiro, v.26, p.1-5, 2018.

CAMPOS, J. L. A.; SILVA, T. C.; ALBUQUERQUE, U. P. Observação Participante e Diário de Campo: quando utilizar e como analisar? In.: Métodos de Pesquisa Qualitativa para Etnobiologia. Recife: NUPEEA, 2021, p.95-112. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/351334960_Metodos_de_pesquisa_qualitativa_para_etnobiologia>. Acesso em: 20 jan. 2023.

CAVALCANTE, A. E. (2022). Mapa conceitual configura a base semântica do texto. Revista Ciências da FAP, n.5, 2022. Disponível em: <https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/12>. Acesso em: 20 jan. 2023.

CECCON, R. F. et al. Narrativas em Saúde Coletiva: memória, método e discurso. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2022.

FALKENBERG, M. B. et al. Educação em Saúde e Educação na Saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.19, n.3, p.847-852, 2014.

FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. 8 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALIMBERTI, G. Portfólio Farmácia Doméstica. National Geographic Brasil, Edição Especial, São Paulo, p.08-14, jan. 2019.

KOSSOY, B. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. 4 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

LUPTON, D. F. In: GAMA, B. K. G. Resenhas. Sexualidad, Salud y Sociedad, Rio de Janeiro, set.-dez., 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/sess/a/tThJLkB5nzZDspspnJwnJWG>. Acesso em: 14 jan. 22.

MALLMANN, D. G et al. Educação em Saúde como principal alternativa para promover a saúde do idoso. Revista Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.20, n.6, 2015, p.1763-1772.

MARTINS, J. S. Sociologia da Fotografia e da Imagem. São Paulo: Contexto, 2022.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRADINHO. Secretaria Municipal de Saúde. Dados da Unidade de Estratégia de Família 4: Microáreas, localidade e famílias, 2022.

SALGADO, J.; WENDERS, W. O Sal da Terra (documentário). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=dT7wv2HSkYE>. Acesso em: 23 jan. 2023.

SCHROEDER, D. F.; BIANCHINI, M. A.; DARSIE, C.; MORETTI, C; Z.. Localização espacial dos municípios do Vale do Rio Pardo. 2021. 1 mapa. Escala 1:10. Disponível em: https://geosaudevrp.org/2021/09/26/localizacao-espacial-dos-municipios-do-vale-do-rio-pardo/

SOUZA, N. O.; SANTOS, C.A.C; LEITE, L. Saúde Pública em Mapas Mentais. Salvador: Sanar, 2021.

TOLOMEU, J. S. O. et. al. Ações de educação em saúde para agentes comunitários de saúde. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v.11, n.1, p.40-49, jan./jul. 2013.

Publicado

2023-12-03

Cómo citar

Sebastiany, G. D., & Souza, C. D. de. (2023). Percepções de agentes comunitários de saúde sobre a educação em saúde a partir de práticas de cura populares . Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(4), 838–847. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.9712

Número

Sección

ARTÍCULOS