Características físicas, químicas e sensoriais de feijões crioulos orgânicos, cultivados na região de Goiânia-GO

Authors

  • Manoel Soares Soares Jr Universidade Federal de Goiás
  • Márcio Caliari Universidade Federal de Goiás
  • Priscila Zaczuk Bassinello Embrapa Arroz e Feijão
  • Paulo Marçal Fernandes Universidade Federal de Goiás
  • Fernanda Salamoni Becker Universidade Federal de Goiás

Abstract

A grande variabilidade genética presente no germoplasma de feijão cultivado nas pequenas propriedades é de fundamental importância na estratégia de sobrevivência dos pequenos agricultores, pois eles selecionam os materiais adaptados às suas condições agroecológicas e socioeconômicas. A agricultura orgânica é um método de cultivo que visa o estabelecimento de sistemas agrícolas ecologicamente equilibrados e estáveis, economicamente produtivos, de elevada eficiência. O presente trabalho teve por objetivo comparar as características físicas (cor, peso e dimensões), a composição centesimal (produto in natura) e a aceitação (produto cozido) de 6 feijões crioulos em comparação com a cultivar Pérola. Esta reuniu o melhor conjunto de aspectos relacionados à qualidade, pois devido ao melhoramento genético, possui tamanho médio, valor nutricional superior, principalmente em relação aos teores de proteínas (20,1 g.100g-1) e fibras (16,3 g.100g-1), além de ser o mais aceito em relação à aparência (cor clara), sabor e maciez. Dentre os feijões crioulos, destacou-se o feijão Cavalo, que apresentou maior massa (peso de 100 grãos: 34,4 g), bom valor nutricional (extrato etéreo, cinzas e fibras), além de ser muito aceito pelos consumidores, principalmente em relação à maciez, sabor e aparência (claro e graúdo). O feijão Roxinho Tradicional, apesar de ser o menor, mais escuro e avermelhado dos feijões, foi bem aceito pelos consumidores em todos os atributos sensoriais, além de possuir teor expressivo de proteínas (18,4 g.100g-1).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Manoel Soares Soares Jr, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (1995), doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e pós-doutorado na Universidade Estadual de Londrina (2010). É professor associado 1 da Universidade Federal de Goiás, ministrando disciplinas nos cursos de Engenharia de Alimentos, Nutrição e nos Programas de Pós-Graduação em Agronomia e Ciência e Tecnologia de Alimentos, onde também orienta doutorandos, mestrandos e graduandos. Atua em pesquisas de pós-colheita e no desenvolvimento de produtos de origem vegetal, principalmente com frutas, hortaliças, grãos, raízes e tubérculos, subprodutos e resíduos agroindustriais e extrusão. É lider do grupo de pesquisa "Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFG", junto ao CNPq. Coordena ou participa de projetos financiados pelo CNPq, Capes, Fapeg e FINEP (PRODOC, PROCAD e CT-INFRA) na área de aproveitamento de resíduos e subprodutos agroindustriais. Participa dos grupos de consultores ad hoc das revistas: Ciência e Agrotencologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciência Rural, Pesquisa Agropecuária Tropical, Brazilian Journal ou Food Tecnology e Semina Agrárias.

Márcio Caliari, Universidade Federal de Goiás

possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (1985) , especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Londrina (2000) , mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (1997) , doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Londrina (2011) . Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, Membro de corpo editorial da Pesquisa Agropecuária Tropical (UFG), Revisor de periódico da Pesquisa Agropecuária Tropical (UFG) e Revisor de periódico da Ciência e Tecnologia de Alimentos. Tem experiência na área de Engenharia Química , com ênfase em Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento do Canavial, Otimização da colheita de cana-de-açúcar, Maximização da produção de Sacarose, Programação matemática aplicada a cana-de-açúcar. 06/07/2012

Priscila Zaczuk Bassinello, Embrapa Arroz e Feijão

Engenheira Agrônoma formada na ESALQ-Universidade de São Paulo (1996) e doutora em Ciência de Alimentos pela FCF-Universidade de São Paulo (2002). Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Arroz e Feijão, desde 2002, na área de Ciência de Alimentos/Bioquímica/Qualidade de Grãos, com ênfase em: qualidade tecnológica, nutricional, funcional e sensorial de feijão comum, arroz e subprodutos; segurança alimentar; propriedades do amido; aproveitamento e desenvolvimento de produtos à base de arroz e feijão para alimentação humana. Coordena, desde 2010, o grupo de pesquisa Ciência de Alimentos da Embrapa Arroz e Feijão. Nomeada coordenador da Divisão de Arroz (Rice Division) da AACC em 2011. É membro da Rede Internacional para Arroz de Qualidade (INQR) liderada pelo IRRI, desde sua criação; responsável pelo projeto de Qualidade Física de Arroz e colaboradora em outros projetos da rede.

Paulo Marçal Fernandes, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em pela Universidade Federal de Goiás (1983), mestrado em Entomologia Agricola pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo integrado de pragas em cana-de-açúcar, tomate ,pastagens e pragas de solo; agroecologia e agricultura orgânica.

Fernanda Salamoni Becker, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia de Alimentos (2005) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2010), ambos pela Universidade Federal de Goiás (2010). Atualmente é doutoranda do curso de pós-graduação em Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Published

11-09-2012

How to Cite

SOARES JR, M. S.; CALIARI, M.; BASSINELLO, P. Z.; FERNANDES, P. M.; BECKER, F. S. Características físicas, químicas e sensoriais de feijões crioulos orgânicos, cultivados na região de Goiânia-GO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 109–118, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1328. Acesso em: 16 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)