Efeito da aromatização com casca de limão na qualidade sensorial de bebida alcoólica bidestilada

Authors

  • Kassia Kiss Firmino Dourado Universidade Federal de Goiás
  • Aline Bessa Parmigiani Monteiro Universidade Federal de Goiás
  • Jackeline Cintra Soares Universidade Federal de Goiás
  • Raíza Cavalcante UFG
  • Márcio Caliari UFG

Abstract

O presente trabalho teve como objetivo produzir bebida alcóolica bidestilada e aromatizada com cascas de variedades de limão e realizar uma análise comparativa da qualidade sensorial e físicas e químicas entre os dois tratamentos com as variedades de frutas. A cachaça orgânica não envelhecida utilizada no experimento foi adquirida junto à empresa Alambique Cambeba, instalada na cidade de Alexânia - GO. Os limões Taiti e Lima de bico utilizados para a aromatização das cachaças bidestiladas foram obtidos no comércio local na cidade de Goiânia-GO. Para a produção da bebida alcoólica bidestilada aromatizada utilizou-se um alambique de cobre com capacidade de 12 litros, 8 litros da mistura de cachaça orgânica e água, na proporção 2:6, acrescidos de 80 g de peso seco das cascas dos limões para cada repetição, totalizando três para cada tratamento, controlando-se a temperatura durante o processo de bidestilação em 75 ºC. Os tratamentos foram: cachaça bidestilada sem aroma (Controle); bebida alcoólica bidestilada aromatizada com cascas de limões Taiti (Tratamento 1); e bebida alcoólica bidestilada com cascas de limões Lima de Bico (Tratamento 2). Cada tratamento foi realizado em 3 repetições. As análises físico-químicas não revelaram uma diferença significativa entre o controle e os tratamentos com limão, com exceção da acidez volátil. Assim, o uso de casca de limão para aromatizar bebidas alcóolicas é uma alternativa para o uso deste subproduto do limão bem como a produção de um novo tipo de bebida alcóolica.           

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kassia Kiss Firmino Dourado, Universidade Federal de Goiás

Engenheira de Alimentos pela UFMT, mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Escola de Agronomia/UFG Campus Samambaia.

Aline Bessa Parmigiani Monteiro, Universidade Federal de Goiás

Engenheira de Alimentos pela UFG, mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Escola de Agronomia/UFG Campus Samambaia.

Jackeline Cintra Soares, Universidade Federal de Goiás

Engenheira de Alimentos pelo IFGoiano, mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Escola de Agronomia/UFG Campus Samambaia.

Raíza Cavalcante, UFG

Engenheira de Alimentos, mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Escola de Agronomia/UFG Campus Samambaia.

Márcio Caliari, UFG

Pós doutor e docente na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás.

Published

24-08-2014

How to Cite

DOURADO, K. K. F.; MONTEIRO, A. B. P.; SOARES, J. C.; CAVALCANTE, R.; CALIARI, M. Efeito da aromatização com casca de limão na qualidade sensorial de bebida alcoólica bidestilada. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 93–99, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2754. Acesso em: 24 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)