PHYSICALS AND CHEMICALS CHANGES OF THE FRUIT OF JABOTICABEIRA (Myrciaria jaboticaba Berg cv. Sabará) DURING YOUR DEVELOPMENT

Authors

  • Francisca Marta Machado Casado de Araujo
  • Antônio Vitor Machado UFCG
  • Herbert Cavalcante de Lima
  • Adimilson Bosco Chitarra

Keywords:

Ciência Agrarias

Abstract

O presente trabalho teve como objetivo analisar as características físicas e químicas do fruto da cultivar Sabará, em suas frações polpa e casca, ao longo do seu desenvolvimento. As análises foram realizadas aos 25, 30, 35, 43 e 50 dias após o florescimento através de amostragem de 30 frutos para cada estádio. Os frutos foram colhidos em pomar doméstico localizado em Lavras-MG e as determinações realizadas no Laboratório de Fisiologia Pós-Colheita do Departamento de Ciência dos Alimentos da UFLA. Para cada estádio de maturação foram realizadas as seguintes determinações: percentagem da casca, polpa e semente, diâmetro e altura dos frutos, umidade, matéria seca, pH, acidez total titulável, sólidos solúveis totais (°Brix), açúcares totais, açúcares redutores, amido e pectina solúvel. Em ambas as frações (polpa e casca), o teor de umidade decresceu, paralelamente com a elevação da matéria seca durante o amadurecimento do fruto. A acidez total titulável apresentou um decréscimo nos diferentes estádios, ao mesmo tempo em que o pH e o teor de sólidos solúveis se elevaram. Os valores de açúcares totais e açúcares redutores em glicose mostraram aumento significativo, elevando-se até o final do desenvolvimento do fruto, enquanto o teor de amido apresentou queda desde o início do período estudado. A solubilização das substâncias pécticas aumentou em ambas as frações (casca e polpa) durante o período analisado, sendo que em todos os estádios, a casca apresentou teores mais elevados. Os resultados mostram que a partir do 43° dia após o florescimento os frutos apresentaram ótimas características tanto para o consumo ao natural como para a industrialização.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Antônio Vitor Machado, UFCG

Eng. Químico e de Alimentos, Prof. Adjunto CCTA/UATA - UFCG, area Alimentos.

Published

30-04-2010

How to Cite

ARAUJO, F. M. M. C. de; MACHADO, A. V.; LIMA, H. C. de; CHITARRA, A. B. PHYSICALS AND CHEMICALS CHANGES OF THE FRUIT OF JABOTICABEIRA (Myrciaria jaboticaba Berg cv. Sabará) DURING YOUR DEVELOPMENT. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 109–116, 2010. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/280. Acesso em: 15 jul. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >> 

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.