INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE DEPRESSÃO E SUICÍDIO PARA ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Vitória Bezerra Nogueira UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Daniele Rodrigues da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Marília Moreira Torres Gadelha UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)

Palavras-chave:

Educação em saúde, Adolescente, Saúde na escola.

Resumo

Introdução: É necessário abordar o conceito da depressão, sendo esta uma condição patológica que pode se desenvolver em qualquer faixa etária. Em jovens a depressão ainda pode ser acompanhada de comportamentos de riscos, como: delinquência, promiscuidade, tabagismo, abuso de álcool e de drogas e risco de suicídio. Objetivo: descrever a vivência com adolescentes para a construção do conhecimento coletivo sobre as temáticas depressão e suicídio dentro do contexto escolar. Método: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciada através de uma intervenção educativa com adolescentes do terceiro ano de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Cajazeiras/PB. Resultados: percebeu-se o desenvolvimento de conhecimentos nos alunos relacionados aos conceitos das duas temáticas, como também seus sintomas, características, bem como a construção de possibilidades no qual os mesmos puderam relatar suas experiências. Considerações finais: Assim, fica claro a importância de trabalhar a educação em saúde com esse público, realizando atividades contínuas e com metodologias lúdicas, usando a escola e os professores como grandes aliados.

Referências

BARATA, C. V. A Relação entre a Ansiedade, Depressão e Stress e os Comportamentos Autolesivos e a Ideação Suicida nos Adolescentes. Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, 2016. Disponível em: http://repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/5280/1/20700.pdf. Acesso em: 25 de junho de 2018.

BARRETO, R. M. A. et al. Shares in health education for public teen: an integrative review. Rev. APS. 2016 abr/jun; 19(2): 277 – 285. Disponível em: http://www.upe.br/posfop/mestradohebiatria/phocadownload/userupload/sugestoes-de-leitura/ACOES_EDUCATIVAS_EM_SAUDE_PARA_O_PUBLICO_ADOLESCENTE_UMA_REVISAO_INTEGRATIVA.pdf. Acesso em: 25 de junho de 2018.

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, n. 135, 16 jul 1990. Seção 1, p. 13563-13577.

CARNEIRO, R. F. et al. Sex education in adolescence: an approach in the school contexto. S A N A R E, Sobral, V.14, n.01, p.104-108, jan./jun. – 2015. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/617/334. Acesso em: 25 de junho de 2018.

ERSE, M. P. Q. A. et al. Depressão em adolescentes em meio escolar: Projeto + Contigo. Rev. Enf. Ref., Coimbra , v. serIV, n. 9, p. 37-45, maio 2016 . Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832016000200005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 de junho de 2018.

HEIMANN, C. et al. Acquiring nursing knowledge through the constructivist method. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 47, n. 4, p. 997-1000, agosto 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n4/0080-6234-reeusp-47-4-0997.pdf. Acesso em: 25 de junho de 2018.

LEMOS, I. C. S. et al. Educational technology to work sexuality of teenagers in the school environment. R. Interd. v. 8, n. 3, p. 110-118, jul. ago. set. Crato-CE, 2015. Disponível em: https://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/738/pdf_242. Acesso em: 25 de junho de 2018.

MELO, A. K.; SIEBRA, A. J.; MOREIRA, V. Depressão em Adolescentes: Revisão da Literatura e o Lugar da Pesquisa Fenomenológica. Psicologia Ciência e Profissão, vol. 37, núm. 1. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v37n1/1982-3703-pcp-37-1-0018.pdf. Acesso em: 25 de junho de 2018.

MOREIRA, L. C. O.; BASTOS, P. R. H. O. Prevalência e fatores associados à ideação suicida na adolescência: revisão de literatura. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional , SP. Volume 19, Número 3, Setembro/Dezembro. São Paulo, 2015: 445-453. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v19n3/2175-3539-pee-19-03-00445.pdf. Acesso em: 25 de junho de 2018.

PIANTINO, C. B. et al. Proposals for educational actions in the school environment as a health promotion practice. Ciência et Praxis v. 9, n. 17, 2016.

RESENDE, C. et al. Depressão nos adolescentes: mito ou realidade?. Nascer e Crescer, Porto, v. 22, n. 3, p.145-150, set. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-07542013000300003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 de junho de 2018.

SANTOS, A. M. Depressão na adolescência e o papel da escola em conjunto com a família. FAPI Faculdade de Pindamonhangaba. Pindamonhangaba-SP, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.funvicpinda.org.br:8080/jspui/bitstream/123456789/630/1/AlineSANTOS.pdf. Acesso em: 25 de junho de 2018.

VIERO, V. S. F. et al. Health education with adolescents: analysis of knowledge acquisition on health topics. Esc Anna Nery, v. 19, n. 3, p.: 484-90, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452015000300484&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 25 de junho de 2018.

Downloads

Publicado

2020-03-19

Como Citar

Nogueira, V. B., da Silva, D. R., & Torres Gadelha, M. M. (2020). INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE DEPRESSÃO E SUICÍDIO PARA ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(3). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6877

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)