Dialogando com estudantes sobre o cuidado com a Mãe Terra para a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares

Autores/as

  • Maicon Miguel Vieira da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Jessica Micaele Mota de Araújo Universidade Federal de Campina Grande
  • Ivson Barbosa de Sousa Barbosa Universidade Federal de Campina Grande
  • José Ilton Pereira Alves Universidade Federal de Campina Grande
  • Rogério Andrade Emídio Universidade Federal de Campina Grande
  • Adriana de Fátima Meira Vital Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.6986

Palabras clave:

Educação em solo, metodologias, dialogicidade, ludicidade

Resumen

O solo sustenta a vida na Terra e é o grande fornecedor de nutrientes para a produção de alimentos. De sua qualidade resulta a segurança alimentar e nutricional dos seres vivos. Mas para manter a qualidade dos recursos edáficos é imprescindível o conhecimento desse grande organismo, cujas informações devem ter início na infância, especialmente quando o indivíduo dá início a sua caminhada escolar. O trabalho objetiva descrever as atividades de recepção de estudantes e professores nas Trilhas Pedológicas do Espaço de Educação em Solos do campus da UFCG em Sumé (PB) ao longo do ano de 2018 e as ações desenvolvidas em escolas e comunidades rurais para dialogar sobre a importância do solo. Ao longo do ano de 2018 foram recepcionados pelos monitores do Projeto Solo na Escola/UFCG 2025 estudantes e professores, oriundos de escolas do estado da Paraíba e Pernambuco, ministradas 16 palestras e realizadas 10 oficinas de pintura com tinta de terra e 06 de compostagem em escolas e comunidades rurais. As atividades desenvolvidas permitem concluir que disseminar o conhecimento do solo promove o despertar dos estudantes, na proposta da formação da consciência pedológica, fundamental para promover a sustentabilidade dos solos e da produção agroalimentar.

Biografía del autor/a

Maicon Miguel Vieira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Programa de Ações Sustentável para o Cariri - PASCAR

Publicado

2019-12-08

Cómo citar

Silva, M. M. V. da, Araújo, J. M. M. de, Barbosa, I. B. de S., Alves, J. I. P., Emídio, R. A., & Vital, A. de F. M. (2019). Dialogando com estudantes sobre o cuidado com a Mãe Terra para a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(7), p6986. https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.6986

Artículos más leídos del mismo autor/a