Avaliação da marcha em ponta de pé em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i4.10209

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista; Desempenho psicomotor; Ponta de pé; Marcha; Qualidade de vida

Resumo

Objetivou-se avaliar a incidência e características da marcha em ponta de pé de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. Foi realizada pesquisa quantitativa e transversal. A amostragem foi constituída por 39 voluntários. Os resultados demonstraram que 82,1% das crianças possuíam dificuldade em manter uma marcha normal e utilizam a ponta de pé para deambular. Quanto aos momentos, 15,4% apresentaram a marcha em ponta de pé a todo momento. Esta pesquisa possibilita aos profissionais que atuam nesta área a avaliar e traçar tratamentos que tenham como objetivo de reeducar a marcha das crianças com esse transtorno.

 

Biografia do Autor

Milena Nunes Alves de Sousa, Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP)

Enfermeira, Administradora e Turismóloga. Mestre em Ciências da Saúde. Doutorado e Pós-Doutorado em Promoção de Saúde. Pós-Doutora em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Docente no Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), Patos, Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-10-25

Como Citar

Daltro, M. C. de S. L., Alves, A. M. S., Sousa, M. N. A. de, Bezerra, A. L. D., Sousa, M. N. A. de, Pontes Filho, R. N. de, & Franken, R. A. (2023). Avaliação da marcha em ponta de pé em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(4), 1775–1785. https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i4.10209

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>