Terapias complementares para o tratamento do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

Autores

  • Alan Davyd Almeida Leandro Centro Universitário de Patos
  • Alberto Hafid Dantas Assis Centro Universitário de Patos
  • Fernando Cezar Souza Santos Filho Centro Universitário de Patos
  • Luiz Francisco da Silva Neto Centro Universitário de Patos
  • Nadson Lopes Nunes Centro Universitário de Patos
  • Poliana da Costa Oliveira Centro Universitário de Patos
  • Milena Nunes Alves de Sousa Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP) https://orcid.org/0000-0001-8327-9147

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i2.9901

Resumo

RESUMO: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é a condição neuropsiquiátrica mais comum na infância; deve ser foco de inclusão educacional, tendo base legal, em que estratégias pedagógicas diferenciadas são necessárias. Nessa perspectiva, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) têm um papel importante, pois suas intervenções têm como objetivo a prevenção de doenças no corpo, na mente e a melhoria da qualidade de vida. Desse modo, o estudo teve como objetivo analisar a relevância e eficácia das PICS utilizadas no tratamento de pacientes com TDAH. Uma revisão integrativa foi realizada com triagem de 14 estudos selecionados em três bases de dados. Foram excluídos os trabalhos que não respondiam a questão de pesquisa além das duplicidades. Dentre as terapias estudadas, as mais citadas foram fitoterapia, musicoterapia e meditação, as quais apresentaram resultados positivos em todas as literaturas consultadas. Assim, percebe-se que apesar das PICS trazerem muitos benefícios, ainda se faz necessário mais pesquisas específicas sobre as terapias complementares para o tratamento de TDAH, pois embora o acervo bibliográfico sobre o referido tema seja extenso, o objeto de estudo da revisão se tornou limitado. Logo, as potencialidades e fragilidades citadas nos estudos merecem mais atenção por parte da academia e dos gestores.

Palavras-chave: Terapêutica; Fitoterapia; Musicoterapia.

Biografia do Autor

Milena Nunes Alves de Sousa, Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP)

Enfermeira, Administradora e Turismóloga. Mestre em Ciências da Saúde. Doutorado e Pós-Doutorado em Promoção de Saúde. Pós-Doutora em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Docente no Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), Patos, Paraíba, Brasil.

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

Leandro, A. D. A., Assis, A. H. D., Santos Filho, F. C. S., Silva Neto, L. F. da, Nunes, N. L., Oliveira, P. da C., & Sousa, M. N. A. de. (2023). Terapias complementares para o tratamento do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(2), 905–918. https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i2.9901

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