Exposição digital às telas e suas consequências para a criança

Autores

  • Yan Carlos de Sousa Diniz Centro Universitário de Patos
  • Emmanuelle Campos Diniz Rafael Centro Universitário de Patos
  • João Pedro Paulo de Andrade Centro Universitário de Patos
  • Lívia Araújo Sousa Centro Universitário de Patos
  • Milena Nunes Alves de Sousa Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP) https://orcid.org/0000-0001-8327-9147

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i3.9955

Palavras-chave:

Tecnologia, Cognição, Efeitos psicofisiológicos

Resumo

Introdução: As tecnologias estão intimamente presentes na vida das pessoas, com a exposição digital às telas inserida durante os primeiros anos de vida dos filhos. A ação tecnológica nessa faixa etária pode promover uma variedade de efeitos biopsicofisiológicos deletérios. Desta forma, é imprescindível a análise da comunidade científica sobre a temática, a fim de mitigar esses efeitos nas próximas gerações. Objetivo: Evidenciar a relação entre tempo de tela e as consequências para a criança. Método: Foi realizado um estudo na forma de Revisão Integrativa de Literatura. A coleta de dados foi feita nas plataformas de pesquisa nacionais e internacionais. Os Descritores em Ciências da Saúde utilizados foram: “tempo de tela”, criança e “desenvolvimento infantil”. Foram encontrados 4558 artigos, dos quais 16 artigos foram selecionados. Resultados: A maioria dos artigos foi catalogada como revisão sistemática (n=6; 37,5%). Ademais, há maior predominância dos Estados Unidos da América como país de origem das pesquisas, do inglês como o idioma principal e dos anos de 2022 (n=5; 31,2%) e 2020 (n=4; 25%) como períodos mais expressivos. Em relação aos impactos observados, notou-se como maior prevalência os efeitos fisiológicos, com 56,3% (n=9). Evidenciando-se, também, repercussões no âmbito do estilo de vida, de ordem motora, visual e cardiovascular, além de transtornos neurológicos. Conclusão: Portanto, identificou-se a utilização predominante de telas por indivíduos na fase infantil de maneira exacerbada, ultrapassando o limiar estabelecido para cada faixa etária, promovendo consequências negativas nesse período.

 Palavras-chave: Tecnologia; Cognição; Efeitos psicofisiológicos.

Biografia do Autor

Milena Nunes Alves de Sousa, Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP)

Enfermeira, Administradora e Turismóloga. Mestre em Ciências da Saúde. Doutorado e Pós-Doutorado em Promoção de Saúde. Pós-Doutora em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Docente no Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), Patos, Paraíba, Brasil.

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Publicado

2023-08-03

Como Citar

Diniz, Y. C. de S., Rafael, E. C. D., Andrade, J. P. P. de, Sousa, L. A., & Sousa, M. N. A. de. (2023). Exposição digital às telas e suas consequências para a criança. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(3), 1366–1378. https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i3.9955

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