A noção de educação para o futuro enquanto proposição dialógica na contemporaneidade: um estudo narrativo

Autores

  • Lisbino Geraldo Miranda do Carmo
  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso (FACSU)
  • Ledson Marcos Sousa da Silva
  • Mateus da Silva Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i4.10256

Resumo

A instauração dialógica dos processos educacionais em suas naturezas interativas e democráticas permeiam
variados fatores constitutivos voltados os alicerces pedagógicos, comunitários e de responsabilidade educativa, englobando a
formação das subjetividades em suas particularidades de articulação, assim como os demais domínios individuais-coletivos.
Seguindo tal raciocínio, o trabalho acadêmico em questão discorre sobre a noção de educação para o futuro enquanto proposição
dialógica necessária para refletir e discutir sobre as potencialidades e contradições educacionais na contemporaneidade, trazendo
à tona diálogos entre diferentes constantes teórico-práticas intricadas nas ciências da educação. Para isso, seguiu-se os preceitos
organizativos, estruturais e direcionais da revisão narrativa como modelo de pesquisa norteador, utilizando-se de artigos
científicos, capítulos de livros, livros especializados e outras produções acadêmicas como principal fonte de pesquisa.
Palavras-chave: Educação. Futuro Educacional. Contemporaneidade.

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

Lisbino Geraldo Miranda do Carmo, Costa Castelhano, M. V., Ledson Marcos Sousa da Silva, & Mateus da Silva Fernandes. (2023). A noção de educação para o futuro enquanto proposição dialógica na contemporaneidade: um estudo narrativo. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(4), 1985–1992. https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i4.10256

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