Educação inclusiva no contexto da formação do educador: diálogos metodológicos-pedagógicos na comtemporaneidade

Autores

  • Lidiane Torres Vieira
  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso (FACSU)

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i4.10300

Resumo

O processo de inclusão perpassou por diversas transformações ao longo do tempo, a fase da exclusão,
segregação e integração foram essenciais para o desenvolvimento da inclusão, contundo, a partir das vivências
dos estágios, foi possível observar que os profissionais da educação ainda enfrentam anseios e desafios para
proporcionar uma educação de qualidade que esteja em consonância com as políticas educacionais, no qual se
justifica pelo fato de que a teoria e a prática ainda não correspondem plenamente à realidade das salas de aula.
A formação continua implica numa atuação pedagógica pautada nas potencialidades do educador prezando
pela qualidade de ensino a fim de oferecer uma educação diversificada e aprimorada a realidade dos alunos.
Sob essa perspectiva, a formação continuada torna-se relevante na promoção de uma práxis adequada e na
formação identitária do professor.
Palavras-chave: Inclusão. Práticas Educacionais. Formação do Educador

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Publicado

2023-12-25

Como Citar

Lidiane Torres Vieira, & Costa Castelhano, M. V. (2023). Educação inclusiva no contexto da formação do educador: diálogos metodológicos-pedagógicos na comtemporaneidade. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(4), 2156–2178. https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i4.10300

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