“ABERTURA E ENRAIZAMENTO”: PELOS CAMINHOS DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN

Autores

  • Luan Gomes dos Santos de Oliveira UFCG
  • Aldeone Pereira Silva
  • Fernanda Fernandes Barbosa
  • Agilio Tomaz Marques

Resumo

Este texto é resultado de uma palestra, parte de uma mesa redonda, que tinha como tema central os estudos e pesquisas transdisciplinares. Esse ensaio procurou discutir a contribuição do pensamento do filósofo francês Edgar Morin para o fenômeno da Educação. Um Educação que vai além do imediatismo que perpassa a vida contemporâneo nos marcos do capitalismo contemporâneo.

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição. Um Itinerário do Pensamento de Edgar Morin. Cadernos IHU Ideias. Ano 2 – nº 18 – 2004. Unisinos.

CARVALHO, Edgar Assis. ALMEIDA, Maria da Conceição de. Cultura e Pensamento Complexo. Natal/RN: EDUFRN, 2009.

ESPANCA, Florbela. Antologia Poética. Martin Claret. (s/d).

LELOUP, Jean – Yves. O absurdo e a Graça. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. 3 ed. Tradução de Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulinas, 2007.

________. Os sete saberes necessários a educação do futuro. 2 ed. Tradução de Edgar de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez, 2011.

________. Meus Demônios. 5 ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2010.

RODRIGUES, Maria Lúcia. Caminhos da Transdisciplinaridade: fugindo as injunções lineares. Revista Serviço Social e Sociedade, nº 64, ano xxi, São Paulo: Cortez, 2000, págs 124-134.

Downloads

Publicado

2020-03-29

Como Citar

Oliveira, L. G. dos S. de, Silva, A. P., Barbosa, F. F., & Marques, A. T. (2020). “ABERTURA E ENRAIZAMENTO”: PELOS CAMINHOS DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN. Revista Brasileira De Filosofia E História, 8(2). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/7766

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>