A Adequação da Pena do Crime de Estupro de Vulnerável à Luz do Princípio da Proporcionalidade

Autores

  • Aline de Oliveira Miguel Universidade Federal de Campina Grande
  • Lorena Alcântara da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Agílio Tomaz Marques Universidade Federal de Campina Grande
  • Carla Rocha Pordeus Universidade Federal de Campina Grande
  • Hugo Sarmento Gadelha Universidade de Marília
  • Rosana Santos de Almeida Universidade Federal de Campina Grande
  • Mateus Ferreira de Almeida Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Karla Camilla do Nascimento Oliveira Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo fazer uma análise à luz do princípio da proporcionalidade sobre a adequação da pena do crime de estupro de vulnerável em face das distintas espécies de condutas presente no art. 217-A, inserido pela Lei 12.015/2009. A presença de núcleos diferentes no mesmo tipo penal acabou por gerar reprimendas equânimes a condutas que possuem intensidades diferentes. Dito isto, para dar embasamento ao objetivo do trabalho um levantamento bibliográfico foi realizado na intenção de analisar artigos de periódicos, monografias, dissertações, teses, bem como decisões jurisprudenciais que tratam da temática. Primeiramente, foram analisadas as principais alterações promovidas pela Lei n° 12.015/2009. Em seguida, foi apresentado o conceito de atos libidinosos e sua aplicação na legislação pátria e internacional. Por fim, adentrou-se nos principais aspectos do princípio da proporcionalidade e sua relação com o direito penal. Foi demostrando que este princípio tem o condão de evitar o excesso punitivo e responsabilidades penais injustas sem, contudo, deixar de conferir à proteção adequada ao bem jurídico tutelado.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL. Decreto-Lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal.

BRASIL. Lei nº 12.015, de 07 de agosto de 2009.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal, parte especial. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

BONAVIDES, Paulo. Jurisdição constitucional e legitimidade (algumas observações sobre o Brasil). Estud. av., São Paulo, 2004.

BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e aplicação da constituição. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

BASSO, Samanta Jenifer. Os crimes de estupro e de Vulnerável na Lei 12.015/2009: Considerações Críticas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito).UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. DEJ – Departamento de Estudos Jurídicos. Ijuí- RS, 2012.

Brasil tem cerca de 822 mil casos de estupro a cada ano, dois por minuto. Gov.br. 2023. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/categorias/45-todas-as-noticias/noticias/13541-brasil-tem-cerca-de-822-mil-casos-de-estupro-a-cada-ano-dois-por-minuto. Acesso em: junho de 2023.

CASTANHEIRA, Walkíria Oliveira. Vulnerabilidade em Razão da Idade nos Crimes Sexuais: Análise à Luz dos Princípios Constitucionais Penais e Processuais. Marília. 2012.

DOBRIANSKYJ. Virgínia de Oliveira Rosa. O princípio da proporcionalidade como critério de aplicação de Pena. Dissertação (Mestrado em Direito). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC. São Paulo, 2009.

DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. Tradução de Nelson Boeira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. Título original: Taking rights seriously.

FAVORETTO, Afonso Celso. Estupro contra Vulnerável- Uma análise à luz dos princípios constitucionais e do sistema penal. 2011. Dissertação. Mestrado em Direito. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC. São Paulo, 2011.

FELDENS, Luciano. A conformação constitucional do direito penal. In: WUNDERLICH, Alexandre Lima (Coord.). Política criminal contemporânea: criminologia, direito penal e direito processual penal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

GRECO, Rogério. Crimes contra a Dignidade Sexual. JusBrasil, 2011.

GAMBOGI, Carla da Costa. Da (des) proporcionalidade da pena - ênfase no crime de estupro de vulnerável – um olhar sobre a tutela (violação?) Do estado aos princípios constitucionais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012.

GOMES, Marcus Alan de Melo. Princípio da proporcionalidade e extinção antecipada da pena. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

LINS. Amanda Morgana. Beijos lascivos e toques em partes íntimas de crianças: crime de estupro de vulnerável ou contravenção penal? Uma análise jurisprudencial sob enfoque do princípio da proporcionalidade e da proteção integral da criança e do adolescente. rabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. Criciúma, 2018.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 36. ed. São Paulo: Atlas, 2020.

NASCIMENTO, Isabella Vieira do. ESTUPRO DE VULNERÁVEL (ART. 217-A DO CP): Uma análise típica a partir da vulnerabilidade penal. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense. Niterói- RJ, 2013.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal. 19ª ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. (1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos.

SOUSA, Jhonathan Messias de. Da presunção da Vulnerabilidade dos Menores dispostos no art.217-A do Código Penal. Núcleo de Trabalhos de Conclusão de Curso da UniRV. Universidade de Rio Verde. Campus Caiapônia, GO. 2021.

SCHUCH. Eduardo Augusto. Crimes contra a Dignidade Sexual e sua adequação aos princípios da proporcionalidade e da proibição do excesso. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Santa Cruz do Sul, 2015.

SARLET, Ingo Wolfgang. Direitos fundamentais e direito penal: breves notas a respeito dos limites e possibilidades de aplicação das categorias da proibição de excesso e da insuficiência em matéria criminal: a necessidade e permanente busca da superação dos “fundamentos hermenêuticos”. Revista da ESMESC, Florianópolis, 2008.

Downloads

Publicado

2023-07-28

Como Citar

de Oliveira Miguel, A., Alcântara da Silva, L., Marques, A. T., Rocha Pordeus, C., Sarmento Gadelha, H., Santos de Almeida, R., Ferreira de Almeida Lima, M., & do Nascimento Oliveira, K. C. (2023). A Adequação da Pena do Crime de Estupro de Vulnerável à Luz do Princípio da Proporcionalidade . Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(2), 1087–1102. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/9924

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>