A garantia do direito à afetividade dos reeducandos e o sistema carcerário brasileiro

Autores

  • Agílio Tomaz Marques Universidade Federal de Campina GrandeCentro de Ciências Jurídicas e SociasUnidade Acadêmica de Direito
  • Geórgia Vieira Braga Universidade Federal de Campina Grande
  • Suzana Araújo dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Maria Ribeiro de Aragão Universidade Federal de Campina Grande
  • Marcilaine F. de Oliveira Sodré Universidad del Museo Social Argentino
  • Samuel Hilário Brasileiro Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Barbosa de Queiroga Universidade Federal de Campina Grande
  • Edilania Soares da Silva Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

No trabalho em tela foi estudado sobre os direitos dos reeducandos discorrendo sobre o direito à afetividade no processo de ressocialização dos reeducandos, como também acerca da realidade no sistema penitenciário brasileiro. Nesta senda, em atendimento aos objetivos propostos, foi utilizado método descritivo, tendo como base fontes documental e bibliográfica, de natureza qualitativa, com o fulcro de averiguar a realidade carcerária no Brasil é bem precária analisando critérios como superlotação, falta de assistência seja ela médica, psicológica, odontológica, alimentares e sem deixar de mencionar a dificuldade em manter o ambiente limpo e higienizado, podendo ocasionar ou contribuir para o surgimento de doenças entre os detentos e, infelizmente, o cenário é relatado na maioria dos presídios espalhados pelo Brasil. Desta feita, é indispensável a participação do Poder Público em conjunto com a  participação do núcleo familiar dos reeducandos para assegurar os direitos basilares destes e, primordialmente, garantir a ressocialização no cenário pátrio.

Referências

AGUIAR, Margarida Maria Veras, Prisão, prisioneiros, rebeliões: A experiência da Colônia Penal– Uberlândia, 2003

BECKER, Howard S. Outsiders. Estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro:

Zahar. 2008.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 7 jul. 2022.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. 23º ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

IRELAND, T. Educações em prisões no Brasil: direitos, contradições e desafios. Em Aberto, Brasilia, v. 24, n. 86, p. 19-39, 2011. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/issue/view/252. Acesso em: 28 de jun. de 2022.

JULIÃO, E. F. Uma visão socioeducativa da educação como programa de reinserção social na política de execução penal. Anais...Disponível em: http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/Vertentes_35/resumo-abstract_elionaldo.pdf. Acesso em: 02 jun. 2022.

LOPES, A. M. D. Á. Hierarquização dos direitos fundamentais? Revista de Direito Constitucional e Internacional, São Paulo, v. 34, p. 168-183, jan./mar. 2001.

MAEYER, M. de. A educação na prisão não é uma mera atividade. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p.33-49, 2013. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/ educacaoerealidade/article/view/30702/24322. Acesso em: 27 jun. 2022.

FERNANDES, B. G. Curso de direito constitucional. 13 ed. Salvador: JusPodIvm, 2021.

MARTINS, F. Direitos Sociais em tempos de Crise Econômica. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2022.

MIRABETE, J. F. Curso de Direito Penal parte geral. 6 Ed. Editora Atlas

NUCCI, G. de S. Manual de Direito Penal. Editora Revistas dos Tribunais,

PADILHA, R. Direito Constitucional. – 6. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2020.

RAMOS, A. C. Curso de Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2019.

ROMITA, A. S. Direitos Fundamentais nas Relações de Trabalho. São Paulo: LTR, 2005.

SARLET, I. W. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 13 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2018

SERVO, B. S. Sociabilidade e Poder na Colônia Penal Uberlândia-

MG. Monografia apresentada ao Curso de Ciências Sociais da UFU, 2002.

SILVA, R. da; MOREIRA, F. A. O projeto político-pedagógico para a educação em prisões. Em Aberto. Brasília, v. 24, nº 86, p. 89-103, 2011.

Downloads

Publicado

2023-01-27 — Atualizado em 2023-01-27

Versões

Como Citar

Marques, A. T., Braga, G. V., Araújo dos Santos, S., Aragão, A. M. R. de, Sodré, M. F. de O., Brasileiro, S. H., Queiroga, M. B. de, & Silva, E. S. da. (2023). A garantia do direito à afetividade dos reeducandos e o sistema carcerário brasileiro. Revista Brasileira De Filosofia E História, 11(2), 499–509. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/9681

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>