PROGRAMA JOVEM APRENDIZ E A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE AUTISTAS: UMA FERRAMENTA DE INCLUSÃO AO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Luiza Fernanda Leal Avelino UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
  • Ana Letícia de Sousa Fialho UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
  • Luana Mota e Sá Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG. http://orcid.org/0000-0003-4686-1036

Resumo

A presente pesquisa visa analisar a atual conjuntura da pessoa com autismo no cenário laboral brasileiro, a partir da sanção da Lei de Cotas em associação com a Lei Berenice Piana. Para tanto, busca-se compreender a configuração do transtorno mediante interpretação extensiva, como propósito de obter o real alcance da norma, em virtude de atender às necessidades e aos direitos dos indivíduos em questão. Assim, utiliza-se estudo bibliográfico ao realizarem-se comparações entre projetos inclusivos e profissionalizantes, além do método hipotético empregando expectativas do que se deveria esperar a respeito do assunto, igualmente ao elencar o Programa Jovem Aprendiz como alternativa à problemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Mota e Sá Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG.

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (2018), com atuação no programa institucional de monitoria, nas disciplinas de Direito Penal I e II, bem como no programa de Direitos Humanos da UFCG. Participou do Programa de Estágio da Polícia Civil da Paraíba, atuando na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, da cidade de Sousa - PB. Além disso, possui vasta experiência na organização de eventos científicos e culturais. Atualmente, é aluna do PPGSA em Sistemas Agroindustriais (Mestrado), membro de corpos editoriais da Editora Verde (Grupo Verde de Agroecologia e Abelha - GVAA), nas revistas: Revista Brasileira de Gestão Ambiental, Revista Brasileira de Direito e Gestão Pública, Revista Brasileira de Educação e Saúde e Informativo Técnico do Semiárido. É membro do Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental no Semiárido, exercendo a função de pesquisadora na Revista Interdisciplinar e do Meio Ambiente (RIMA).

Downloads

Publicado

2019-07-14

Como Citar

Avelino, L. F. L., Fialho, A. L. de S., & Silva, L. M. e S. (2019). PROGRAMA JOVEM APRENDIZ E A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE AUTISTAS: UMA FERRAMENTA DE INCLUSÃO AO MERCADO DE TRABALHO. Revista Brasileira De Direito E Gestão Pública, 7(2), 30–39. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RDGP/article/view/6736

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>