CIFRAS DOURADAS: O REFLEXO DA SELETIVIDADE DO SISTEMA PENAL A PARTIR DA TEORIA DO ETIQUETAMENTO SOCIAL

Autores

  • Ivo Emanuel Dias Barros UFCG
  • Lorena Tavares de Quental UFCG
  • Vanessa Érica da Silva Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Luíza Fernanda Leal Avelino UFCG
  • Giliard Cruz Targino UFCG

Resumo

O artigo em tela tem por escopo analisar as denominadas cifras douradas da criminalidade, que são delitos praticados pela elite ficando estes, em sua maioria, impunes. Ao partir desse pressuposto, buscou-se compreender as razões pelas quais decorre a impunidade desses tipos de delitos e, assim, utilizou-se a Teoria do Etiquetamento Social sob a perspectiva de entender a natureza de tais atos. Ademais, o trabalho em foco possui o método de abordagem dedutivo, além de tratar-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e exploratório, considerando que, com base em fontes materiais acadêmicas, como livros, artigos e monografias, foi possível discutir uma temática pouco difundida e debatida na esfera nacional. Além disso, foi divido em três tópicos, sendo o primeiro destinado a entender a Labelling Approach (ou Teoria do Etiquetamento Social), o segundo objetivando a compreensão acerca das intituladas cifras douradas da criminalidade e, por fim, o último, designado a investigar e apreender as consequências sócio-jurídicas derivadas da problemática. Por fim, concluiu-se que a impunidade dos crimes inseridos no rol das cifras douradas decorre de uma mentalidade ultrapassada e estigmatizada acerca do crime e de quem o comete, o que acaba, consequentemente, por gerar uma estereotipação no que se refere aos delinquentes, fator que contribui, indubitavelmente, para isenção penal dos criminosos que praticam os crimes de colarinho branco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivo Emanuel Dias Barros, UFCG

Graduando em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande

Lorena Tavares de Quental, UFCG

2Graduanda em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Vanessa Érica da Silva Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Advogada, Professora Substituta da UFCG, Especialista em Direito do Trabalho pela UNOPAR, em Direito Penal e Processo Penal pela UFCG e em Gestão Pública pelo IFPB; Mestra em Sistemas Agroindustriais pela UFCG.

 

Luíza Fernanda Leal Avelino, UFCG

Graduanda em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Giliard Cruz Targino, UFCG

Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad de Buenos Aires. Professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

Barros, I. E. D., Quental, L. T. de, Santos, V. Érica da S., Avelino, L. F. L., & Targino, G. C. (2020). CIFRAS DOURADAS: O REFLEXO DA SELETIVIDADE DO SISTEMA PENAL A PARTIR DA TEORIA DO ETIQUETAMENTO SOCIAL. Revista Brasileira De Direito E Gestão Pública, 8(1), 21–27. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RDGP/article/view/7856

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>