POSSIBILIDADE DE RESSOCIALIZAÇÃO DE UM PSICOPATA CRIMINOSO NA SOCIEDADE BRASILEIRA

  • Lucas de Melo Barros UFCG
  • Renato Romero de Medeiros Filho UFCG
  • Vanessa Érica da Silva Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Kilma Maísa de Lima Gondim UFCG
  • Giliard Cruz Targino UFCG

Resumo

O referido artigo tem por finalidade fazer a análise da possibilidade de ressocialização do psicopata que tenha cometido algum crime, na sociedade brasileira. O estudo abordou o que é a psicopatia, como se dá o diagnóstico, a possibilidade de tratamento e como e por qual motivação agem os psicopatas criminosos. Analisou também a ressocialização dos criminosos no Brasil e uma explanação de alguns casos de psicopatas criminosos nacionais, e em ato contínuo foi abordado algumas hipóteses obre a possibilidade desses portadores dessa condição voltarem à sociedade e não reincidirem, voltando a praticar outros crimes. O objetivo foi, saber se há a possibilidade de ressocialização de um psicopata. A metodologia usada foi o dedutivo como método de abordagem, e o comparativo como método de procedimento, bem como a técnica de pesquisa foi a bibliográfica. Ao final concluiu-se que não há a possibilidade de ressocialização de um apenado portador da psicopatia e que é preciso mecanismos específicos voltados ao cárcere dos psicopatas para minimizar o perigo social imposto por esses criminosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas de Melo Barros, UFCG
Graduando em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito pela Universidade Federal de Campina Grande –.UFCG.
Renato Romero de Medeiros Filho, UFCG
Técnico em edificações. Instituto Federal da Paraíba. Graduando em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.
Vanessa Érica da Silva Santos, Universidade Federal de Campina Grande
Advogada, Professora Substituta da UFCG, Professora da UNIFIP, Especialista em Direito do Trabalho pela UNOPAR, em Direito Penal e Processo Penal pela UFCG e em Gestão Pública pelo IFPB; Mestra em Sistemas Agroindustriais pela UFCG.

 

Kilma Maísa de Lima Gondim, UFCG
Professora Efetiva de Direito Processual Penal da UEPB.  Mestra em Ciências da Sociedade pela UEPB. Mestranda em Cultura Jurídica pela Universidade de Girona. Doutoranda em Ciências Jurídicas pela UMSA.
Giliard Cruz Targino, UFCG
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
Publicado
2020-04-29
Como Citar
Barros, L. de M., Medeiros Filho, R. R. de, Santos, V. Érica da S., Gondim, K. M. de L., & Targino, G. C. (2020). POSSIBILIDADE DE RESSOCIALIZAÇÃO DE UM PSICOPATA CRIMINOSO NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Revista Brasileira De Direito E Gestão Pública, 8(2), 169-181. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RDGP/article/view/7873
Edição
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 > >>