Estado Democrático de Direito brasileiro: sua realidade e seu incremento através da educação

Autores

  • Willian Silva de Jesus
  • Giliard Cruz Targino UFCG-CCTA/UFCG

Resumo

O seguinte artigo tem como objetivo analisar a democracia e seu incremento através das disciplinas do ensino básico, levando em consideração o entendimento e a compreensão sobre a democracia e esmiuçando seu conceito, sua origem, e a contextualização no mundo. Além disso, aprofundar a realidade brasileira quanto à democracia, com relação à região em que o Brasil está situado e suas influências, a construção histórica democrática nacional e seus traços que perduram no passar dos anos da história brasileira, enfatizando a ditadura militar e a promulgação da Constituição de 1988. Vale ressaltar, ainda, a democratização da educação brasileira acentuando o conteúdo sobre democracia no ensino básico utilizando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em especial os anos de 2013 à 2020 aproveitando, com isso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua aplicação e por fim analisando a realidade da educação brasileira como, por exemplo, a evasão escolar. E para percorrer todo esse caminho analisando toda o aspecto da democracia ao longo dos anos desde o início da república e sua atuação hoje face o ensino democrático e a relação imprescindível com a educação que frutifica esse regime na sociedade, como forma de efetivar os direitos humanos fundamentais.

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Publicado

2021-03-02

Como Citar

Jesus, W. S. de, & Targino, G. C. (2021). Estado Democrático de Direito brasileiro: sua realidade e seu incremento através da educação. Revista Brasileira De Direito E Gestão Pública, 9(1), 88–108. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RDGP/article/view/8704

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