Uma análise sobre a assistência educacional no sistema carcerário brasileiro, com enfoque no Estado da Paraíba

Autores

  • Ana Carla Alves da Silva
  • Giliard Cruz Targino
  • Maria Eduarda Lins da Silva

Resumo

A pesquisa explana a importância da educação no processo de ressocialização do apenado, bem como evidencia, por meio de dados do Departamento Penitenciário Nacional, a distância entre o direito à educação prisional e a efetivação, de fato, desse direito, atentando-se aos dados nacionais e do estado da Paraíba. Partindo dessa premissa, apresentou-se uma retrospectiva da educação brasileira, objetivando elucidar que a educação é um direito universal constitucionalmente garantido. Por conseguinte, apresentou-se o papel da educação no processo de reintegração social do encarcerado. Após isto, foi problematizada a ruptura entre a teoria e a prática da educação universal, tendo em vista a carência da educação nos estabelecimentos prisionais, em destaque, os presídios paraibanos. Utiliza-se a Constituição, legislações educacionais e penais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei de Execução Penal, para verificar de que maneira o código legal brasileiro mune o acesso à educação daqueles que estão privados de liberdade. Além disso, ressalta-se que a pesquisa é de natureza exploratória, baseia-se na pesquisa bibliográfica, documental e estatística, e, por fim, que possui abordagem qualitativa.

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Publicado

2022-01-08

Como Citar

Silva, A. C. A. da ., Targino, G. C. ., & Silva, M. E. L. da . (2022). Uma análise sobre a assistência educacional no sistema carcerário brasileiro, com enfoque no Estado da Paraíba. Revista Brasileira De Direito E Gestão Pública, 9(4), 380–397. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RDGP/article/view/9213

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