AVALIAÇÃO SENSORIAL DE REQUEIJÃO ADICIONADO DE ERVAS FINAS: ALECRIM(Rosmarinus officinalis), MANJERICÃO (Ocimum basilicum), ORÉGANO (Origanum vulgare)

Conteúdo do artigo principal

Keila Priscila Nascimento
Gerla Castello Branco Chinelate

Resumo

O requeijão é um dos derivados lácteos com potencial para desenvolvimento de novos produtos devido á limitada variação atual. A adição de ervas a este produto além de proporcionar qualidade sensorial e nutricional, as ervas trazem benefícios a saúde do consumidor. Objetivo foi desenvolver 6 tratamentos diferentes de requeijão com adição de ervas finas: alecrim (Rosmarinus officinalis), manjericão (Ocimum basilicum), orégano (Origanum vulgare) em duas concentrações distintas, onde os seis tratamentos que foram analisados sensorialmente tiveram uma boa aceitação se destacando o que cotinha orégano em sua composição. Assim as ervas adicionadas ao requeijão se torna uma alternativa para diversificação da linha de produção de leite e derivados e uma nova renda ao produtor.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nascimento, K. P., & Chinelate, G. C. B. (2017). AVALIAÇÃO SENSORIAL DE REQUEIJÃO ADICIONADO DE ERVAS FINAS: ALECRIM(Rosmarinus officinalis), MANJERICÃO (Ocimum basilicum), ORÉGANO (Origanum vulgare). Revista Brasileira De Agrotecnologia, 7(1), 05–08. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBAGRO/article/view/4706
Seção
Artigos

Referências

BRASIL. Portaria nº. 359, de 4 de setembro de 1997. Regulamento técnico para fixação de identidade e qualidade e qualidade de Requeijão ou Requesón. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 set. 1997. Seção 1, p. 19690-19691.

COSTA, A. Mesa Brasil; Serviço Social Do Comércio Do Rio Grande Do Sul (SESC/RS). Porto Alegre – RS; 2008.

FILHO, R. R. L.; POMBO, G. Aumento do consumo de queijos no Brasil; Revista CARTA LEITE as melhores e mais fieis informações de mercado. Edição 105 de setembro de 2010.

KRUGUER, M. F. Controle de listeria monocytogenes em liguiça frescal refrigerada atráves do uso de óleo essencial de orégano e nisina.2006 Dissertação (Mestrado em Ciência dos Alimentos Área de Bromatologia).

MONTEIRO; F. C. et al. Inovação no Mercado Lácteo: Manteiga com Adição Ervas Finas. XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO. Salvador, BA, 2013.

NERES, L. S.; et al. Elaboração e caracterização do queijo coalho de leite de búfala, temperado com orégano. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BUIATRIA, 10.; SEMANA DO MÉDICO VETERINÁRIO DO PARÁ, 37.; SIMPÓSIO PARAENSE DE MEDICINA VETERINÁRIA, 5., 2013, Belém. Anais... Belém: Associação Brasileira de Buiatria, 2013.

STEFFEN, S. J. P.C.J. Plantas medicinais usos populares tradicionais; Instituto Anchietano de Pesquisas/UNISINOS, 2010.

WEOR, S. A. Tratado de medicina oculta e magia prática. Edição: 1. ed. Curitiba: Edisaw, 2011. 748p.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>