Uso de metodologias ativas no curso de serviço social - relato de experiência

Autores

  • Maria do Socorro Mascêna Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
  • Irismar Batista de Lima Centro Universitário de Patos (UNIFIP).
  • Milena Nunes Alves de Sousa Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) http://orcid.org/0000-0001-8327-9147

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i1.7673

Palavras-chave:

Ensino a Distância, Prática de ensino, Estágio curricular.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo foi descrever a experiência vivenciada em turmas do curso de serviço social de uma Instituição de Ensino Superior privada. A prática aconteceu em duas etapas: a primeira nas turmas de primeiro estágio e a segunda nas do segundo e terceiro. Foram utilizados os métodos de observação e aplicação. O período foi bastante enriquecedor, oportunizou a prática dos conhecimentos adquiridos no Curso de Especialização em Metodologias Ativas. Nas turmas de primeiro estágio foram utilizadas algumas ferramentas tecnológicas para envio do material, como e-mail e whattsap, trabalhamos vídeos, palavras cruzadas e seminário temático, nas turmas do segundo e terceiro, exposições interativas com atividades preparatórias referentes a um tema, dramatização e as informações foram compartilhadas a partir das ferramentas. A disciplina planejada serviu para nortear o direcionamento das aulas, pensando na possibilidade de aliar teoria e prática, desenvolvendo interação constante, aprendente e educador, desenvolvendo uma aula inovadora e diferente e melhorando o feedback entre os autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Mascêna, Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Assistente social. Especialista em Metodologias Ativas de Aprendizagem pelo Centro Universitário de Patos (UNIFIP).

Irismar Batista de Lima, Centro Universitário de Patos (UNIFIP).

Psicóloga. Especialista em Metodologias Ativas de Aprendizagem pelo Centro Universitário de Patos (UNIFIP).

Milena Nunes Alves de Sousa, Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Enfermeira, Administradora e Turismóloga. Mestre em Ciências da Saúde. Doutorado e Pós-Doutorado em Promoção de Saúde. Pós-Doutora em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Docente no Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), Patos, Paraíba, Brasil.

Referências

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas- [Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofélia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

UNOPAR VIRTURAL- História -Universidade Norte do Paraná/História Disponível em: http://www.unopar.br/portal/testeunopar_virtual/historia.htm. Acesso em 19 jul de 2018.

Downloads

Publicado

2020-01-03

Como Citar

Mascêna, M. do S., Lima, I. B. de, & Sousa, M. N. A. de. (2020). Uso de metodologias ativas no curso de serviço social - relato de experiência. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(1), 40–44. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i1.7673

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.